quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Você sabe como as abelhas fazem favos com esse formato??


hexa



Os favos de mel são realmente obras de arte incríveis, as abelhas devem ter um trabalho árduo para fazer isso e agora finalmente o segredo será revelado!!

O engenheiro da Universidade de Cardiff no Reino Unido, Bhushan Karihaloo, disse que as abelhas fazem os favos circulares, em secções transversais e os embalam em conjunto, dessa forma, o calor dos corpos das abelhas faz a cera que está dentro dos favos esquentar e amolecer, sendo assim, na junção de 3 favos, essa tensão fará com que a parede fique reta fazendo o favo adquirir esse formato hexagonal.

favo

Karihaloo descobriu isso quando retirou abelhas de uma colmeia e percebeu que os favos mais recentes tinham forma circular, enquanto que os mais antigos  eram hexagonais, então foi constatado que, o fato das abelhas amassarem os favos faz a cera aquecer em 45°C, tornando-a líquida.

Charles Darwin já havia proposto isso, só que ele não tinha provas convincentes.

Podemos dizer que as abelhas são pequenas engenheiras, pois elas usam suas cabeças para medir a vertical do favo, inclinado o eixo do favo para cima, de forma a evitar que o mel derrame, medir precisamente a espessura da parede do favo, é digno de construtores experts no assunto, e assim são as abelhas!!!

Elas realmente merecem o nosso respeito!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário