terça-feira, 16 de junho de 2015

Estudo com cães revela algo incrível


cães



Será que os cães sabem julgar uma pessoa com base em seu comportamento??

Sim!!! De acordo com um estudo japonês, os cães não gostam de pessoas que são desagradáveis com seus tutores e são capazes até de rejeitar comida, se esta for oferecida por essas pessoas.

"Descobrimos pela primeira vez que um cão pode avaliar a sociabilidade de uma pessoa, independente do seu interesse direto", explicou Kazuo Fujita, professor de psicologia da Universidade de Kyoto.

O estudo foi feito com 54 cães divididos em 3 grupos:

O primeiro grupo recebeu sua comida pelas mãos de uma pessoa que, na frente deles, se negava a ajudar o seu tutor a abrir a lata de comida, esse cães podiam escolher entre a comida servida por essa pessoa, ou não aceitar.

No segundo grupo os cães podiam escolher entre um comedouro servido por uma pessoa que ajudou seu tutor, ou um outro servido por uma pessoa neutra.

E no terceiro grupo (chamado de controle) podiam escolher entre duas pessoas que não tiveram nenhum contato com seus tutores, os testes foram feitos 4 vezes e cada grupo.

Notou-se que:

No primeiro grupo apenas comeu a comida oferecida pela pessoa que não ajudou seu tutor.

Nos outros dois grupos, os cães não apresentaram rejeição ou preferência pelas pessoas que os alimentaram.

A conclusão foi que:

Se os cães agissem por interesse, não haveria diferença entre os grupo porque todos eles aceitariam a comida, dessa forma se percebe que os cães partilham com os seres humanos a capacidade de agir independente de seu interesse pessoal" disse o professor Fujita.

O estudo será publicado na revista científica "Animal Behaviour" até o final do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário