Uma pesquisa publicada no Journal Physiology and Behavior, descobriu que os gatos não gostam de carinhos constantes, essa pesquisa envolveu cientistas da Universidade de Lincoln (EUA), Universidade São Paulo (Brasil) e Universidade de Medicina Veterinária (Áustria).
Os especialistas afirmaram que quando tocados por muito tempo os gatos liberam hormônios
relacionados à ansiedade, e isso deixa os bichanos nervosos, o que os testes mostraram é que os gatos não gostam de ser acariciados por muito tempo.
A pesquisa mostra que os gatos que vivem com pessoas, tem um nível de stress maior do que um gato que só convive com outros gatos (pois normalmente o tutor do gato quer ficar acariciando ele o tempo todo porque ele é fofinho e macio) foi constatado que alguns gatos até se deixam acariciar bastante, mas que para eles é uma angústia tudo isso.
Os especialistas disseram que se você ama seu gato então deve respeitá-lo e que se a cara dele não for boa na hora do carinho então é melhor parar.
Existem algumas dicas que podem ajudar a entender seu gato, elas foram baseadas em estudos sobre a relação de tutores com seus pets:
1 - Quando os gatos lambem os lábios eles não estão pedindo comida, eles fazem isso porque estão estressados e não com fome.
2 - Quando eles ficam de barriga para cima eles não querem carinho na barriga, quando ele mostra a barriga significa que confia em você e que quer um breve carinho na cabeça (breve).
3 - Se a cauda dele estiver na vertical, significa que ele está feliz em vê-lo
4 - Se as orelhas estiverem planas significa que ele está com medo ou impaciente.
5 - Quando ele vai em seu colo, ele quer apenas te fazer companhia, então acaricie sua cabeça brevemente e deixe-o ali.
Então devemos saber que os gatos gostam sim de carinho, mas não em excesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário