segunda-feira, 27 de abril de 2015

Animal ou vegetal??? Você vai se surpreender!!!


                 (Foto: Divulgação)



Isso é uma lesma marinha que fez algo incrível, conseguiu roubar genes de algas e por causa disso ela parece uma planta e faz até fotossíntese!!

Seu nome científico é Elysia chlorotica, ela chamou a atenção dos cientistas por incorporar genes de algas em seus cromossomos, com isso ela pode utilizar a energia solar para transformar dióxido de carbono e água em glicose, que é um nutriente essencial para a sobrevivência.

                  (Foto: Divulgação)




Agora os pesquisadores acreditam ser possível usar essa forma de "sequestro" gênico entre as espécies para criar novos tratamentos para doenças genéticas em seres humanos.

"Não há nenhuma maneira na Terra que faça os genes de uma alga funcionar dentro de uma célula animal, mas nesta lesma isso é possível, os genes permitem que o animal utilize luz solar para se nutrir, portanto, se ela não encontrar alimento ainda assim não morrerá de fome e ficará saudável até encontrar mais algas para comer" disse o professor e biólogo Sidney Pierce.

Mas como elas fazem isso??



Essas lesmas tem a capacidade de incorporar cloroplastos em suas próprias células após comer as algas, os cloroplastos são pequenas organelas verdes encontradas especialmente nas folhas das plantas, elas tem o poder de converter a luz solar em glicose, dai a lesma come uma alga conhecida como Vaucheria e quando isso chega em seu intestino é feita a incorporação em seu sistema, e a partir disso ela consegue usar os cloroplastos para produzir carboidratos e lipídios por até 9 meses.

                  (Foto: Divulgação)




O professor Pierce e seus colegas analisaram o DNA da lesma e constataram que ela usa o gene que incorporou em seus cromossomos para reparar danos nos cloroplastos e mantê-lo funcionando, pois um cloroplasto não poderia sobreviver fora do seu organismo de origem ( sabida essa lesma hein?!)


"O gene é incorporado no cromossomo da lesma e transmitido para a próxima geração de lesmas", disse Pierce.

Confira o vídeo:



Fonte: JornalCiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário