quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Porque nossos pets lambem os machucados deles e os nossos?


                  (Foto: Divulgação)



Todas as pessoas que tem cães ou gatos já perceberam pelo menos uma vez, que quando eles se machucam, eles ficam lambendo o machucado e as vezes até tentam lamber um machucado de seu tutor.

Mas porque eles fazem isso?

Dizem os veterinários, que isso é instintivo e que de certa forma eles estão fazendo a coisa certa, lamber a ferida ou machucado, ajuda no processo de cicatrização porque estimula a vascularização tecidual e através das lambidas ocorre a cicatrização de dentro para fora devido à uma substância (histatina) que é responsável por matar bactérias e acelerar a recuperação da pele machucada.


                 (Foto: Divulgação)

Então posso deixar meu pet lamber os machucados dele e os meus?

Tudo bem que a saliva dos pets até ajudam na cicatrização, mas de qualquer forma é sempre bom ir ao médico para a prescrição correta de medicamentos, não é porque a saliva do seu pet pode ter algum benefício que podemos dizer que essa saliva também não ofereça riscos.


Os cães e gatos possuem em suas bocas uma bactéria chamada "Pasteurella", e essa bactéria pode causar infecções graves na pele, quando transferida para uma ferida, portanto é melhor não arriscar, essa é a forma que os bichinhos tem para se curar caso não tenha ninguém para os ajudar.


Fonte: Diário de Biologia


Um comentário:

  1. e tive uma ferida na perna que tava difícil sara, um cão aqui perto veio um dia em minha direção quando andava pela rua de bermuda, começou a lamber a feriada depois de três dias sarou por completo a minha ferida.

    ResponderExcluir