quinta-feira, 4 de setembro de 2014

As lagartixas de casa tem veneno?


                  (Foto: Divulgação)



As lagartixas comuns encontradas em casa se chamam "Hemidactylus frenatus", essa espécie é bem urbanizada e pode ser vista pelos muros de casas e prédios procurando insetos que são atraídos pelas luzes, elas podem chegar a cerca de 7,5 cm a 15 cm e vivem cerca de 5 anos.

Elas são da família dos Gekkonidae e por isso tem um apelido fofo que foi dado pelos biólogos: Gekko, e elas não são venenosas, é até bom ter lagartixas em casa pois elas funcionam como um controle de pragas que adoram comer mosquitos, baratas, moscas e até aranhas.

                 (Foto: Divulgação)


 A maior curiosidade desses gekkos é a forma como eles escapam dos predadores, quando estão em perigo elas tem a capacidade de perder a cauda num processo chamado autotomia, isso engana os predadores pois enquanto o predador come a cauda, as lagartixas fogem e depois a cauda se regenera.

Outro mistério são as mãozinhas da lagartixa, elas podem escalar até as superfícies mais lisas, elas não possuem ventosas, elas possuem centenas de milhões de cílios que interagem com superfícies usando a força molecular, formando como se fosse um poderoso adesivo.



Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário