quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Você gosta de comer carnes?? Então cuidado com este carrapato!!!


                  (Foto: Divulgação)



Por incrível que pareça, esse ser minúsculo pode transformar uma pessoa que come carne, obrigatoriamente em vegetariana com apenas uma picada, o fato é de conhecimento recente, porém, os pesquisadores já sabiam dessa capacidade e agora dizem que o problema pode se agravar.

Essa espécie de carrapato está se espalhando e já são conhecidos 200 casos de vítimas confirmadas nos EUA, é uma espécie de carrapato estrela  solitário encontrado no Texas, porém existem outras espécies no Japão, Espanha, Alemanha, França, Austrália e Coréia do Sul que também podem provocar essa mesma alergia em quem for picado.

O que acontece é que as pessoas que foram picadas por ele, simplesmente não podem comer nem ao menos um hambúrguer, pois quando ingerem carne o corpo sofre com uma reação alérgica tão forte que as pessoas devem procurar o serviço de emergência.

Por que isso acontece? O carrapato possui uma substância chamada galactose-alfa, que é um tipo de açúcar que também pode ser encontrado em carnes vermelhas, principalmente bovina, mas que se encontra também em carnes suinas, carne de veado, coelho, e em produtos que usem leite.

Quando você ingere essa substância via oral e ela cai no estômago, não existe nenhum mal, mas ao entrar pela corrente sanguínea através da picada desse carrapato, o corpo reage com grande resposta imunitária.

Então seu corpo começa a entender que esse açúcar no sangue é algo estranho, e começa a tentar eliminá-lo através da ação de potentes anticorpos, o que acontece depois é que toda vez que você ingerir carne ou qualquer alimento que contenha galactose, desencadeará uma reação alérgica pois seu corpo cria uma memória imunitária.

No depoimento de Louise Danzig de 63 anos, ela diz: "Eu acordei com as mãos muito inchadas, estavam pegando fogo de tanta coceira, eu podia sentir meus lábios e língua inchados", ela só teve tempo de ligar e pedir ajuda pois suas vias respiratórias começaram a fechar, tudo isso aconteceu depois que ela comeu um hambúrguer, ela nem sabia que tinha sido picada pelo tal carrapato.

Tratamento: As reações alérgicas são tratadas com anti-histamínicos que servem para aliviar a coceira, em casos mais graves usa-se a adrenalina intravenosa, os médicos aconselham que os pacientes levem adrenalina com eles para casos de extrema emergência, caso acabem comendo carne novamente.

Ainda não se sabe se a alergia é permanente ou se tem uma certa duração, pesquisas mostraram que alguns pacientes enfrentam queda desses anticorpos ao longo do tempo, e ainda tem muitos que mesmo sabendo da reação rápida, ainda continuam consumindo carne.


Fonte: NBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário