(Foto: Divulgação)
Este é o Bowerbird, ou "pássaro-pavilhão", eles são incríveis arquitetos que reservam suas habilidades
para encontrar uma companheira, costumam construir ninhos deslumbrantes para impressionar as fêmeas, usando enfeites como moedas, pregos, sementes, folhas, cascas, flores e insetos vivos para tecer seus ninhos que são chamados de caramanchões, os bowers são ninhos em forma de U, construídos com galhos, grama e são atapetados com musgo.
Cada pavilhão é uma maravilha arquitetônica com 5 a 6 metros de largura, um telhado de palha e pilares de sustentação, uma cor muito importante para os pássaros apaixonados é o azul, eles usam vários objetos azuis: canudos, flores, tampas de garrafas e cordões, tudo isso para atrair sua parceira.
Uma pesquisa mostrou que as fêmeas são atraídas para caramanchões com decoração mais azul, e como os objetos azuis são raros nesse ambiente, um macho que é capaz de adquiri-los e protegê-los é considerado superior, mas a concorrência é muita e quem não tecer o ninho mais interessante, não garante uma companheira.
Sendo assim, os machos também preparam uma dança como parte do ritual de acasalamento, essa exposição física frenética leva o apelido de "buzz-wing-flips" ou "zumbido de asas", vocês poderão ver essa "dança"no vídeo abaixo.
Pesquisadores usaram câmeras para ver como funciona a escolha das fêmeas, percebeu-se três estágios, no primeiro as fêmea vão até o bower,quando o macho não está, no segundo estágio elas voltam aos caramanchões que acharam mais impressionantes e dessa vez os machos estão presentes e fazem a "dança" para elas, e no terceiro estágio elas revisam vários desempenhos dos machos mais promissores.
Quando ela escolhe seu companheiro, ela o avisa com um arrulho suave e então o acasalamento acontece
dentro de alguns segundos.
(Foto: Divulgação)
É incrível a dedicação que esses pássaros tem para construir seus ninhos, os Bowerbirds tem uma aparência simples e talvez o ninho colorido possa compensar isso, assim os machos dedicam suas vidas para a coleta dos "tesouros" para suas companheiras em potencial, tendo em mente que elas também constroem seus ninhos,por não precisarem do macho para isso.
Confira o vídeo:
Fonte: Jornal Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário