quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Cuidado: Sementes de maçã podem matar seu pet


                  (Foto: Divulgação)


 Será que as maçãs podem envenenar seu Pet?

 Muitas pessoas gostam de dar maçãs à seus cães e muitos cães realmente adoram, porém, há uma série de informações sobre as maçãs que muitas pessoas não sabem.

Em geral, as maçãs são inofensivas, mas o problema está na semente da maçã que contêm amygdlin, uma forma de cianeto que é muito venenoso para todos os seres vivos, o cianeto impede que o sangue transporte oxigênio pelo corpo.

 Se o cão engole pouquíssimas sementes (bem poucas mesmo) e sem mastigá-las, o corpo vai se desintoxicar, na verdade o cão deve ingerir grandes quantidades de sementes de maçã para fazer grandes danos, mas é sempre bom prevenir, afinal quando partimos a maçã normalmente não contamos quantas sementes tem.

Inclusive, as sementes fazem mal não só para os animais em geral, como também para os seres humanos.

Onde se encontra o cianeto?

O cianeto está no revestimento (casquinha) das sementes, portanto, se o revestimento não for quebrado, vai passar intacto através do sistema digestivo do cão, de forma a não provocar danos, só que se o cão mastigar essas sementes (o que provavelmente acontecerá), ele pode ter uma intoxicação, vômitos, diarreia e até morrer.

Então, se você pretende dar maçã para seu pet, retire o núcleo das maçãs, corte a maçã sem as sementes em pedaços pequenos e alimente-o dessa maneira, pode parecer cautela em excesso, mas por que arriscar?!

Mas também tem a parte boa!

A maçã tem boa fonte de fibra dietética e vitamina C, tem baixo teor de gorduras saturadas e de sódio, alguns acreditam que a vitamina C pode ajudar na displasia coxofemural, uma doença comum em grandes cães como o pastor alemão por exemplo.

 As maçãs contêm ômega-3 e ômega-6, que contribuem para uma pelagem brilhante, saudável e ajudam a controlar alergias de pele, a maior parte das calorias em maçãs vêm do açúcar que é natural delas, mas que ainda assim podem contribuir para o ganho de peso se consumidas em grandes quantidades.

Outros cuidados:

Nas maçãs encontramos cálcio e fósforo, por isso, se o seu cão tem problemas renais, não lhe dê maçãs pois quando há muito cálcio e fósforo nos rins a situação pode se agravar.

Tenha cuidado também com os ácidos graxos e ômega-6, pois eles podem causar inflamação, o que não seria bom para um cão que tem artrite, também não são bons para cães com doença renal, as maçãs em si não tem muito ômega-6, mas se o cão recebe-lo a partir de outras fontes, pode ser um problema.

E para terminar, não tenha medo de dar maçãs como um mimo para seu cão, apenas lembre-se de tirar o núcleo da maçã onde estão as sementes venenosas, mantenha as porções em um tamanho razoável e dessa forma o pelo de seu cão vai brilhar, ele não terá diarreia e será muito feliz.


Fonte: Dog Supplies

14 comentários:

  1. Dou maças par meu coelho a cada 3 dias, tem algum problema nisso?
    agradeço qualquer esclarecimento ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure tirar as sementes da maçã, se der só a maçã sem as sementes, não tem problema nenhum o problema são só as sementes, não só para os animais em geral, mas para os seres humanos também :)

      Excluir
    2. Certa vez estava comendo maças e dei as sementes pra minha coelha.Algumas horas depous ela morreu.Depous vim a saber q é venenosa.Pois os coelhos roem as coisas.Assim liberou o veneno q fica lá dentro da casquinha.Sua coelha ñ morreu ainda pois deve tá engolindo inteira.Quando der maças retire as sementes.Ok

      Excluir
  2. E eu vou la e engulo as sementes da maçã obrigado pela informaçõ terei mais cuidado

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma cadelinha da raça poodle ela vai fazer 3 meses, acidentalmente ela engoliu algumas semente de maçã ontem e hoje ela amanheceu com os olhos e boca inchada, debo me peeocupar?

    ResponderExcluir
  4. A minha ja comeu e graças a Deus, não aconteceu nada.Como estou sabendo disso agora vou evitar com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Meu cachorro pegou de coma da mesa uma maçã e praticamente comeu inteira e agora eu percebi que ele teve febre ele não vai morrer neh ?

    ResponderExcluir
  6. Sem querer o meu comeu uma maca com semente😭😭😭😭

    ResponderExcluir
  7. minha cachorra comeu pedço com semente ontem parece que esta nornal o efeito do cianeto é imediato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gnt minha cachorrinha comeu semente de maçã e tá tremendo

      Excluir
  8. minha cachorra e bb e comeu as sementes tem 40min e n aconteceu nada alguem sabe oque devo dar a ela pra ela n morer

    ResponderExcluir