quarta-feira, 16 de julho de 2014

Qual a raça do cachorro do cebolinha??


                 (Foto: Divulgação)

Pois bem, apesar da cor verde, o Floquinho é um cãozinho
da raça "lhasa apso", esse nome estranho é uma homenagem ao lugar de onde veio: o nome deriva de Lhasa (capital do Tibet) e apso (sentinela que late), na revistinha n° 107, Cebolinha conta para seus amigos que a raça do seu cão é essa mesmo.

Hoje em dia essa raça é facilmente encontrada, porém, no passado era propriedade exclusiva dos religiosos e dos nobres, esse cãozinho guardava os templos e mosteiros do Tibet, uma região de planalto da Ásia, além de sua função de sentinela, acreditava-se que este cão trazia sorte.

                 (Foto: Divulgação)

Era crença geral que após a morte, a alma do tutor encarnava-se em seu cão, por esta razão o "lhasa apso" era considerado um animal sagrado, esta raça formou-se através do cruzamento entre o terrier do tibet, e o spaniel tibetano, por sua estrutura pequena, seu caráter simpático e beleza física, logo conquistou a simpatia de todos como excelente cão de companhia e guarda.

É um cão muito dócil e muito corajoso, com uma audição muito afiada e por isso pode perceber rumores leves e distantes e logo avisa, com latidos claros e agudos, por causa disso, na língua tibetana é chamado de "apso seng kye" que significa: cão sentinela com latido de leão. Muito fofo não é mesmo?!


Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário