quarta-feira, 2 de julho de 2014

Porque não devemos dar chocolates para nossos pets?


                  (Foto: Divulgação)

Estudos comprovam que o chocolate possui em sua composição, uma química venenosa,
o composto mais potente do chocolate, um alcaloide de planta chamado teobromina, que é ligeiramente amargo ao paladar, pode ser venenoso para algumas espécies, principalmente para os cães.

O alerta foi feito pela Dog Help Network, uma rede de ajuda aos cães que observou que: "O dia dos namorados é o único grande dia em que os cães são levados para as salas de emergência por causa do chocolate ingerido por eles".

Muitos dizem que a gordura e o açúcar nos doces fazem bem ao animal, mas o que está em questão aqui é a ingestão do alcaloide teobromina.

O que é um alcaloide?

É uma substância básica que deriva, em sua grande essência, de plantas, mas também pode ser derivada de fungos, bactérias e até mesmo de animais, contêm em sua fórmula os elementos nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono, normalmente conhecemos alguns de seus nomes cujo sufixo é ina com a cafeina (que é chamada de pseudoalcaloide, por ser uma xantina) a cocaína (da coca), a papaverina/morfina/heroína/codeína (da papoula) são alguns exemplos.

Nas plantas, o alcaloide pode existir no estado livre, como sais ou como óxidos, e corresponde aos principais terapêuticos naturais com ação biológica, anestésica, analgésica, psicoestimulantes, neurodepressores, etc.

A teobromina do chocolate: A teobromina foi descoberta nos grãos de cacau em 1841, ela é conhecida por possuir um leve efeito estimulante em humanos, o que explica a ação energética e estimulante que as pessoas têm ao comer chocolate, porém o excesso de teobromina no organismo humano, por exemplo, pode causar náuseas e até anorexia.


Para entender: Em termos de toxicologia, a dose letal mediana (DL50 ou LD50, do inglês Lethal Dose)é a dose necessária de uma certa substância ou tipo de radiação para matar 50% de uma  população em teste, normalmente o cálculo é feito a partir dos miligramas da substância por quilograma de massa corporal dos indivíduos testados, o DL50 é usado frequentemente como um indicador da toxicidade aguda de uma substância, e quanto maior a dose que será letal, menos tóxica ela é considerada.

No caso da teobromina, a DL50 é cerca de 1000 mg/kg em humanos, nos gatos é de 200 mg/kg, e nos cães é de 300 mg/kg,o que significa que estas duas espécies possuem maior risco, apesar dos gatos correrem mais perigo, os cães é que são mais propensos a ingerir doces, mas o risco varia conforme o tamanha, forma e raça do animal.

A teobromina concentra-se mais nos chocolates escuros do que nos classificados "ao leite" e "branco", os efeitos do chocolate escuro para os cães são agudos, o que indica alta periculosidade.

Quando um cão ingere grande quantidade de chocolate, ele pode sentir náuseas agudas, ter convulsões e hemorragia interna, o que pode ser letal, portanto, não dê chocolate para seu cãozinho.


Fonte: JornalCiência


Nenhum comentário:

Postar um comentário