segunda-feira, 21 de julho de 2014

Essa ave com aspecto pré histórico vai te chamar a atenção


                  (Foto: Divulgação)


Essa é a única de sua família (Balaenicitidade), são encontrados poucos exemplares atualmente pois sofreram com a caça e a queima de seu habitat natural, seu nome científico é Balaeniceps rex, e é mais conhecida como cegonha bico-de-sapato.
Ela mede cerca de 1,2 metro de altura e tem uma coloração cinza, vive em regiões pantanosas no centro do continente africano, seu nome popular se deve ao formato de seu bico que parece a ponta de um sapato.

A população total dessas aves possui menos de 10.000 indivíduos, o que os torna uma espécie bem rara, tem um comportamento sedentário mas se desloca sempre que precisa encontrar comida, já que o nível de água varia muito.

                  (Foto: Divulgação)

Machos e fêmeas não costumam ficar juntos, é uma espécie solitária e por isso é muito difícil encontrar um ninho, pois a densidade mantida gira em torno de 3 ninhos por km², mesmo quando há acasalamento, a época de reprodução é longa e os ovos são colocados na época de fim das chuvas quando as águas começam a baixar, e os filhotes nasce só no final da estação seca.

Sua alimentação é baseada em uma erva-daninha chamada de Papiro, taboa e outras gramídeas além de ser também uma espécie carnívora.

Gostam de ficar em águas que tem pouco oxigênio, onde os peixes precisam vir à superfície para respirar, sendo essa a forma mais fácil de capturá-los .

                  (Foto: Divulgação)

Elas podem viver cerca de 50 anos, levando três a quatro anos para atingir a maturidade reprodutiva e são monogâmicos, após escolher um parceiro, fica apenas com ele.


Sua extinção se deve principalmente à modificação de seu habitat, que está sendo convertido em lugares para o cultivo de gado que acabam pisando nos ninhos, além do mais essa espécie é caçada por razões alimentares e culturais, já que muitos os veem como um mau presságio, alguns agricultores acreditam que ter a ave em seu território ou plantações é motivo para temer o "azar".

"E como sempre o ser humano inventando desculpas para matar cada vez mais animais" (Jornal do Pet)

Confira o vídeo:



Fonte: Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário