quarta-feira, 2 de julho de 2014

Cachorrinha amamenta gata como se fosse sua filha


                   (Foto:Divulgação)

Esta é a cadelinha Ursa, ela
adotou a gata Mimi e elas convivem com mais 11 cães amparados por dona Ilda Souza Lima que há quase 20 anos cuida desses pets abandonados por seus tutores, muitos deles logo que nascem.

"Os animais são criados juntos, então, vão criando vínculos por estarem no mesmo espaço", diz Ilda, Ursa tem 11 anos e não da cria há 8 anos, mas disse que ela começou a cuidar de Mimi, uma gata que chegou pequena ao "abrigo" desses animais.

De acordo com dona Ilda, Ursa nunca negou alimentação à gata. "Acredito que viraram mãe e filha, e acho que isso vai continuar, vou zelar e cuidar deles para que continue", afirmou.

Ursa tem uma história longa, pois já amamentou seus "netos", pois logo que nasceram , a mãe deles morreu e Ursa amamentou os filhotes, já a trajetória de Mimi não é tão bonita, foi abandonada num ponto de ônibus em frente a casa de dona Ilda, a filha da cuidadora percebeu uma caixa e foi ver o que era, para seu espanto quatro filhotes felinos, que acabaram morrendo, restando apenas Mimi.

Estímulo Hormonal: Veterinários explicam que essa relação entre os animais é norma. "Isso é extremamente possível, normal e comum de acontecer, mesmo que uma cachorra nunca tenha dado cria, pode produzir leite a partir do estímulo hormonal, no caso, o estímulo é o fato do filhote mamar nela", comentou a veterinária Geanice Ledo.

De acordo com a especialista, a cadela pode vir até a aceitar filhotes de outras espécies, porém ela ressalta que: a alimentação, embora sustente os filhotes, não é tão saudável quanto seria a da mãe verdadeira. "A composição do leite é diferente para cães e gatos, pode ser que os filhotes venham a ter deficiência imunológica, mas isso não significa que não vão s desenvolver", explicou a veterinária.

O alerta é para que as pessoas cuidem dos seus animais domésticos e fiquem atentos à vacinação dos cães e gatos e ao acompanhamento veterinário, para garantir que estejam saudáveis.


Fonte: O Momento

Nenhum comentário:

Postar um comentário