sexta-feira, 13 de junho de 2014

Saiba dos cuidados com seu pet durante a Copa do Mundo


                  (Foto: Reprodução/TV Tem)



São esperadas comemorações com fogos de artifício e rojões durante e depois da Copa do Mundo da Fifa, os cães se sentem muito desconfortável com esse barulhos e é importante que os tutores estejam atentos aos seu pets pois o problema é sério, podendo até mesmo resultar em parada cardíaca.

Em Itapetininga (SP), a veterinária Aline Aparecida Carvalho de Paula explica que a audição dos cães é quatro vezes melhor que a dos seres humanos, sendo assim, o barulhos dos rojões é muito mais alto para os animais, como eles não estão acostumados com o som, acham que estão em situação de perigo e correm ou se escondem, em caso de grande estresse existe o risco deles sofrerem parada cardiorrespiratória e convulsões, podendo levar até a morte.

A veterinária da uma técnica para fazer com que eles se acostumem com esses barulhos: basta gravar os ruídos de rojões, trovão, e colocar para o animal ouvir quando estiver em casa tranquilo, primeiro se deixa em um volume mais baixo e vai aumentando aos poucos, assim ele vai entender que fogos não são um risco.

Outra dica da especialista é colocar tufos de algodão no ouvido deles. "É uma orientação que pode ser utilizada nestes momentos, o que ressaltamos é que se deve colocar o algodão alguns minutos antes da queima de fogos e sempre pedir orientação dos veterinários sobre a colocação e da quantidade de algodão para não ter problema nenhum", afirma.

Segundo ela, deixar o cão onde ele se sinta mais seguro e ficar ao lado dele também ajuda, a especialista orienta a colocar uma coleira de identificação no animal, pois muitos correm desesperadamente para fugir do barulho e acabam se perdendo, ela diz ainda que outra forma de abafar o ruído é fechar as portas e janelas e tentar disfarçar o barulho ligando a televisão, por exemplo.

Paula diz que tentar passar a mão na cabeça do seu cão ou tentar confortá-lo não é uma boa ideia, já que dessa forma ele entenderá que o barulho é sinal de perigo.

Gatos e pássaros: O médico veterinário Calixto Fogaça orienta que as dicas também servem para os gatos, somente o tufo de algodão que não é recomendado, já que o animal pode retirar o material com as patas, a dica é para que os tutores evitem que os gatos saiam nesses dias de barulho, porque podem não conseguir voltar, já sobre os pássaros o especialista indica que o dono coloque a gaiola em um quarto fechado e cubra-o com um pano até o barulho passar.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário