(Foto: Divulgação)
Este é o Endal, um Labrador Retriever que foi o cão de assistência de Allen Parton, ele recebeu o título de cão do milênio.
Allen Parton participou da Guerra do Golfo onde foi seriamente ferido e perdeu 50% da memória e não era capaz de criar novas memórias com mais de dois dias, mas Endal ajudou a recuperar a memória, ele pegava tudo que via pela frente e colocava no colo de seu tutor, e dessa forma alegrava Allen, pois dava toda a atenção à ele, sendo assim, de pouco em pouco, levando coisas para seu tutor, que finalmente Allen começou a se lembrar das coisas e recuperou a memória.
Em 2001 ocorreu um acidente onde a cadeira de rodas de Allen foi atingida por um carro e ele foi derrubado e ficou inconsciente, Endal mesmo machucado arrastou-o para um local seguro e o colocou em uma posição confortável, o cobriu com seu cobertor e depois pegou o celular de seu tutor e o colocou perto de seu rosto, Endal salvou a vida de seu tutor.
Quando filhote, antes de iniciar seu treinamento como cão de assistência, Endal foi diagnosticado com osteocondrose nas patas anteriores, isso poderia fazer com que fosse rejeitado como cão de assistência e encaminhado para a adoção.
Contudo, com uma série de exercícios controlados e uma alimentação a base de cereais e carne não processada, Endal pode se recuperar e completar seu treinamento como cão de assistência.
Ele foi encaminhado o seu dono, o deficiente Allen Parton, ex-oficial chefe da marinha real britânica em 1997.
Ele era capaz de atender a mais 100 comandos diferentes, que incluem realização de algumas tarefas domésticas que seu dono não pode fazer como ligar e desligar interruptores, chamar o elevador, apanhar objetos que caem no chão, etc…
Endal recebeu diversas condecorações pelo bom cumprimento do dever, entre elas a “Blue Peter Badge” e a medalha de ouro PDSA.
Ele foi eleito o cão do milênio pelos leitores da revista inglesa “Dogs today”.
Depois disto ele foi apresentado em um programa da National geografic society e em um documentário sobre sua vida e trabalho como cão de assistência.
Fonte: Arca de Noé
Nenhum comentário:
Postar um comentário