terça-feira, 6 de maio de 2014

Por que os cães tem um cheiro ruim quando molhados?


                 (Foto: Divulgação)



Os cães possuem glândulas localizadas perto do ânus (a-ad-anal) que liberam uma secreção amarronzada, gordurosa e com odor desagradável. Sempre que o cão urina ou defeca, as glândulas anais recebem uma pequena pressão, e um pouquinho de líquido é expelido resultando em um aroma personalizado.

O objetivo dessa glândula é marcar território, mas também servem para expressar um pouco da sua "essência pessoal" quando encontra um companheiro canino, liberar esse odor é como um aperto de mão entre cães.

Quando os cães se molham, a água se mistura com esse liquido personalizado diluindo-o e espalhando-o pelo corpo, se o cachorro não for bem seco a água misturada a essas secreções evaporam levando consigo moléculas com esse odor que chegam até nós.

Além disso, os cães possuem diversas colônias de fungos e bactérias aproveitando as ótimas condições de desenvolvimento proporcionada pela pele do cão, assim, um cão molhado fornece a esses organismos um ambiente ideal e comida, o metabolismo dos fungos e bactérias emite uma substância química que cria um cheiro desagradável.

É muito importante evitar que o cão fique molhado por muito tempo, pois a umidade desencadeia uma predisposição a infecções que podem piorar ainda mais esse odor desagradável.



Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário