segunda-feira, 26 de maio de 2014

Cuidado: Tártaro em cães pode levar a infecções e meningite


                 (Foto: Divulgação)



Sabia que existem dentistas veterinários? isso porque a boca do seu cão pode ser uma entrada para uma série de problemas e complicações que podem se tornar ainda mais grave quando ignorados ou não tratados.

Assim como no caso dos seres humanos, o tártaro na dentição também é um problema real no mundo dos cães, surgindo em função do acúmulo de restos de alimentos nos dentes do animal, que forma uma placa de bactérias e pode causar problemas que vão muito além das simples e conhecidas cáries.

Ao contrário do que muitos acreditam, não é só a saúde oral dos cães que sofre com o tártaro, sem o tratamento e a higienização correta, a placa bacteriana que se forma nos dentes pode entrar em contato com os vasos sanguíneos e se expandir para muitas outras regiões do corpo, provocando infecções generalizadas e doenças graves como a meningite.

Para evitar tais problemas, a solução é escovar os dentes do seu pet, embora boa parte dos tutores não tenham esse costume, escovar os dentes dos cães diariamente e fazer visitas periódicas ao dentista veterinário são medidas fundamentais para manter a higiene oral e afastá-lo de problemas como o tártaro.

Devendo ser realizada pelo menos três vezes por semana, a escovação dos dentes nos cães jamais deve ser feita com as escovas ou pastas dentais usadas pelos humanos, já que os produtos voltados para as pessoas podem prejudicar os animais, e o mercado oferece tais acessórios específicos para o cuidado oral de cães entre os seus produtos.

Além da falta de higiene, alimentos não produzidos especificamente para animais também podem favorecer o aparecimento do tártaro nos seus dentes, e por isso uma dieta balanceada e composta por rações e petiscos é sempre a melhor opção pra manter seu bichinho saudável e longe de problemas.

Para os que não conseguiram fazer a prevenção, é bom ficar de olho nos sinais que o bicho dá, buscando identificar a existência de complicações bucais e do tártaro, mau hálito, falta de apetite e dor ao mastigar são alguns dos sintomas mais clássicos do cálculo dentário nos cães, tendo em vista que essa placa de bactérias pode causar problemas na boca, rins, fígado e até no coração dos pets.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário