(Foto: Divulgação)
O beija-flor é muito importante para a natureza pois ele poliniza muitas plantas, quando visita as flores procurando o néctar ele encontra também o pólen, que fica preso ao seu bico e penas de forma que quando ele se dirige a outras flores, deixa nelas esse pólen fertilizando-as.
Dessa forma a planta se reproduz gerando novas sementes, em apenas uma dia o beija-flor pode ingerir quantidade de néctar equivalente a até três vezes o seu próprio peso, o néctar é seu principal alimento mas ele também come pequenos insetos, especialmente quando filhote.
O corpo deste pássaro tem muitas adaptações que permitem que voe para trás e fique como se estivesse parado no ar, os ossos das asas são curtos e a musculatura do peito é grande e forte fazendo com que ele consiga bater as asas cerca de 80 vezes por segundo.
A única parte do mundo que se pode encontrar estes pássaros é o continente americano, das 328 espécies existentes, 30 correm risco de extinção, no brasil pode se encontrar 84 espécies, estes pássaros habitam diversos tipos de ambiente, desde florestas úmidas até vegetações mais secas.
Quando tem neve ou quando está em um período que as plantas não florecem, eles migram para outras áreas onde poderão achar flores e alimento.
Um problema bem comum é a fermentação da mistura, que pode até prejudicar os pássaros, veja como é possível evitar estes problemas:
Proporção açúcar/água - A alimentação artificial complementar de beija-flores é feita com uma mistura de quatro partes de água filtrada para uma parte de açúcar, medidas em volume. Por exemplo: em 100 ml da mistura, teremos 80 ml de água e 20 ml de açúcar. O excesso de açúcar é desperdício, mas não chega a causar problema aos animais. O açúcar fornece energia, mas as aves continuam necessitando buscar insetos e pequenas aranhas para sua dieta em proteínas.
Dessa forma você não coloca esse lindo visitante em perigo.
Fonte: Diárrio do Grande ABC
mt legal
ResponderExcluirObrigado, por tirar minhas duvidas,estou fazendo um estudo Bíblico sobre a importância das aves
ResponderExcluirmaravilha. Gostei muito.
ResponderExcluir