quarta-feira, 2 de abril de 2014

Algum cão já foi para o espaço? A resposta é incrível!!



espaço




Em 3 de novembro de 1957, numa fria base soviética de lançamento de foguetes no Cazaquistão, Laika era preparada para ser mandada para o espaço. Um mês antes, os russos haviam lançado o primeiro satélite da história, o Sputnik 1.

Depois do êxito, Nikita Kruschev líder do bloco comunista, anunciou o lançamento de uma segunda nave, desta vez com uma passageira, Laika, que poucos meses antes vagava pelas ruas de Moscou e então se tornaria o primeiro animal terráqueo a se aventurar pelo vazio sem gravidade do espaço.

A rapidez com que tudo foi planejado acabaria sendo fatal para o destino de Laika, para comemorar os 40 anos da revolução russa com uma missão simbólica, Kruschev deu apenas um mês a seus cientistas para planejar a delicada operação, muitos detalhes deveriam ser acertados para que a cadela sobrevivesse: era preciso que ela tivesse um traje adequado; um sistema térmico eficiente era necessário, para evitar o superaquecimento do compartimento interno; um gerador de oxigênio e também um captador de gás carbônico; comida em forma de gelatina, sem contar todo o aparato necessário para o retorno. Tudo isso era um desafio para a tecnologia da época.

Durante a missão, as autoridades soviéticas divulgaram estar tudo bem com Laika, e diziam que a cadela orbitaria a Terra por alguns dias e depois retornaria à superfície em um paraquedas, mas o fato é que Laika morreu cerca de 7 horas depois da decolagem, devido ao superaquecimento e ao estresse.

O fato é que os envolvidos com o planejamento do Sputnik 2 já sabiam que Laika jamais voltaria, em um tempo tão curto era impossível fazer uma nave que funcionasse corretamente e ainda reentrasse na atmosfera.

Depois de morta, Laika deu 2.570 voltas na Terra e seu corpo se queimou junto com a espaçonave, cerca de cinco meses mais tarde.

Além de Laika, outros cães russos também ficaram famosos por ir ao espaço:

Sim, outro cães também viraram heróis por suas façanhas espaciais, e nenhum deles morreu, foram eles Belka e Strelka, elas foram lançados em 1960 a bordo do Sputnik 5, passaram um dia em órbita e retornaram vivas à Terra, foram os primeiros animais a "ir e voltar"; Veterok e Ugolyok ficaram incríveis 22 dias no espaço em 1966 na nave Kosmos 110, um recorde para os cães , que só foi quebrado por humanos sete anos mais tarde.

Quantos cães embarcaram em naves espaciais?

Estima-se que cerca de 50 cães tenham embarcado em naves espaciais soviéticas durante as décadas de 50 e 60, a intenção dos cientistas era estudar os efeitos da gravidade zero nos corpos dos animais, para então determinar se seria possível o envio de humanos ao espaço.


Laika não morreu em vão: 

Os equipamentos que monitoravam seus sinais vitais e outros movimentos, indicaram que um animal consegue sobreviver em situações de microgravidade, seu sacrifício possibilitou que em 1961, Iuri Gagarin se tornasse o primeiro homem a deixar a Terra.



Fonte: MS pontocom

Um comentário: