quarta-feira, 16 de abril de 2014

Perigo: Se você tem lírios, não deixe seus gatos perto deles


              (Foto: Divulgação)

Os lírios são flores bastante usadas para decoração por serem belos, mas é bom evitar tê-los em sua casa se você tiver gatos.

Estas flores são tóxicas para os felinos que costumam se esfregar nas pétalas e folhas, se você suspeitar que seu gato comeu qualquer parte da planta, inclusive o pólen, vá ao veterinário imediatamente, diz a veterinária Melanie McLean da FDA.

Mesmo que eles comam apenas uma pétala da flor ou dê uma lambida em um pouco de pólen, isso pode levá-los a ter insuficiência aguda nos rins, disse McLean, todas as parte dessa planta são consideradas venenosas.

O primeiro sintoma que o gato apresenta é vômito, diz McLean, se você tiver lírios em sua casa, procure por alguma pétala perdida, pétalas caídas e folhas bagunçadas são uma pista de que seu gato pode ter mexido na planta.

Quando ingerido, depois de 12 a 24 horas o gato pode começar a urinar muito, mas depois ele para de urinar, o que é um sinal da insuficiência renal, se não levado ao veterinário o gato pode morrer dentre 4 a 7 dias, outro sinal a se perceber é se o gato perde o apetite e fica menos ativo, o veterinário irá administrar fluidos intravenoso para prevenir a desidratação e salvar os rins, diz ela.
Os lírios já não são tão tóxicos para os cães, mas podem causar algum distúrbio gastrointestinal, porém o lírio-do-vale deve ser mantido longe dos cães pois são altamente perigosos para eles.

Outras plantas tóxicas aos pets são: Aloe vera, Daphne, Kalanchoe, Digitalis, de acordo com a FDA.



Fonte: Livescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário