quarta-feira, 23 de abril de 2014

10 sinais para detectar doença cardíaca em cães


                 (Foto: Divulgação)


Quando o problema é no coração, o diagnóstico e tratamento precoces podem fazer diferença na saúde e qualidade de vida do seu cão, por isso é importante ficar atento a sinais simples para que você possa levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.

1 - Tosse: é um sintoma comum de muitas doenças, sendo uma dela a doença cardíaca.

2 - Dificuldade em respirar: a mudança no padrão respiratório deve ser um sinal de alerta, problemas cardíacos podem causar falta de ar, respiração acelerada e dificuldade para respirar.

3 - Alteração de comportamento: ficar cansado com facilidade, indisposto para brincar, apresentar relutância ao exercício ou se aparentar estar deprimido, podem ser sinais compatíveis com animais portadores de doença cardíaca.

4 - Falta de apetite: a perda de apetite é muito comum em muitas doenças, se combinado com alguns dos outros sintomas desta lista, pode ser um indicador.

5 - Perda ou ganho de peso: a perda de peso é um dos sintomas mais comuns em animais cardiopatas descompensados, um falso ganho de peso pode acontecer quando se tem o abdômen inchado por líquido devido à insuficiência cardíaca, com isso o cão pode ter uma aparência barriguda.


6 -  Desmaio: em casos de desmaio ou perda de consciência, mesmo que temporária, a busca por ajuda veterinária deve ser imediata, pode ser um sinal de muitas doenças graves diferentes, a do coração é uma delas.

7- Fraqueza: a fraqueza pode ser vista como um sinal geral de envelhecimento, mas não deixe de procurar atendimento se aparecer combinada com outros sintomas.

8 - Inquietação: se o seu cão fica inquieto, especialmente à noite e tem dificuldade em deitar e dormir, ele também pode ter uma doença cardíaca.

9 - Edema: o edema é o inchaço dos tecidos do corpo, no que diz respeito à doença cardíaca, o seu cão pode apresentar inchaço no abdômen e extremidades, além de acumular líquido nos pulmões dificultando a respiração.

10 - Isolamento: se o seu cão começa a se isolar ou está mantendo distância de outros animais de estimação e de você, isso pode ser um sinal de que precisa de ajuda.

Ninguém conhece um cão melhor que seu tutor, por isso preste atenção e se ver algo diferente na rotina dele, e qualquer mudança, leve-o ao veterinário.


Fonte: Época


Um comentário:

  1. Nós devemos cuidar dos cães com maior carinho e principalmente na hora do frio, devemos aquecelos tbem, eles sentem muito frio nessa época.

    ResponderExcluir