quarta-feira, 5 de março de 2014

Gripe canina - Saiba o que causa e como tratar!

gripe




Traqueobronquite infecciosa é uma enfermidade de cães que ataca o sistema respiratório dos animais produzindo crises de tosse deixando os tutores com a impressão de que estão com algo trancando a garganta.

Trata-se de uma doença que aparece sem avisar não proporcionando ao tutor indício nenhum  do problema antes dele se instalar, pode atingir animais de diferentes faixas de idade tendo como característica episódios de tosse associados à dificuldade respiratória em menor ou maior intensidade.


Os agentes causadores desta doença são:

* Adenovírus tipo 2;
* Parainfluenza vírus;
* Bordetela bronchiseptica;

Os animais mais susceptíveis à Tosse do Canis são os filhotes desmamados, dentre os adultos os debilitados por outras doenças como verminoses, submetidos a stress, viagens longas, confinamentos em clínicas, hotéis, caixas em exposições, alimentações inadequadas, anemias etc.

A doença é altamente transmissível por espirros e os animais apresentam os primeiros sintomas entre 3 a 10 dias após a infecção podendo persistir com os sintomas 3 a 4 semanas.

Fatores ambientais como: produtos de limpeza a base de formol, poeira, alterações bruscas de temperatura também podem predispor os animais a crises de tosse favorecendo a penetração de micro-organismos da tosse dos canis.


A irritação das narinas pode facilitar a penetração dos micróbios existentes no chão, na terra, e complicar produzindo uma secreção purulenta pelo nariz, nestes casos se faz necessário a aplicação de antibióticos, principalmente quando estes animais apresentarem falta de apetite, febre, apatia e perda de peso.

A imunização contra gripe canina é feita através da vacinação, que necessita da aplicação de duas doses com intervalo de 21 dias para que produzam o efeito desejado, quem tem um pet deve atentar a essa doença que infelizmente veio para ficar.

Procure adotar como rotina a vacinação anual de seus animais.
(Dr. Cristian Lube - Médico Veterinário)



Fonte: Planeta Bicho

Nenhum comentário:

Postar um comentário