quinta-feira, 13 de março de 2014

Check-up é a melhor forma para identificar doenças em animais idosos


         


Check-up e acompanhamento constantes do médico veterinário são fundamentais para seu pet idoso, segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos, os problemas mais comuns nessa fase são doenças crônicas como a insuficiência renal e cardíaca, doenças endócrinas como diabetes, as neoplasias e doenças articulares.

"Embora também possam acometer pacientes jovens, essas doenças crônicas tendem a se agravar com o avanço da idade,raças diferentes costumam ter problemas típicos que aparecem mais com idade avançada", explica Rhéa.

Existe uma diferença no processo de envelhecimento dos cães de diferentes portes, cães de pequeno porte costumam ter vidas mais longas e são considerados idosos a partir dos oito anos de idade, já os de maior porte podem ser considerados idosos a partir dos deis anos de idade, com a evolução dos cuidados é comum atendermos cães com cerca de 20 anos de idade.

O check-up ainda é a melhor opção para identificar e tratar as doenças no animal idoso. "O diagnóstico precoce permite que essas doenças sejam tratadas antes que se agravem, além do exame físico existem exames que podem ser feitos para monitorar o funcionamento do organismo mesmo antes das manifestações clínicas das doenças", acrescenta a médica veterinária.

Outro ponto importante nessa fase é ter cuidado com a alimentação dos animais idosos, eles têm necessidades nutricionais diferentes, que variam entre cada animal por fatores internos e externos. Lembrando que a ração adequada deve ser indicada apenas por um médico veterinário. "Os diferenciais das rações para animais idosos vão desde o formato e tamanhos das pellets, passando pela consistência e textura, e a formulação própria balanceada para as necessidades específicas dos animais idosos", finaliza Rhéa.



Fonte: Paran@shop

Nenhum comentário:

Postar um comentário