domingo, 2 de março de 2014

Cães e gatos tem noção das horas?


horas



Mito:
À semelhança de nossos ancestrais mais primitivos, cuja única noção de tempo era o dia e a noite, "os animais sabem se está claro ou escuro, mas não tem ideia das horas de forma linear", conta o médico veterinário Marcio Esteves. "A noção do tempo para cães e gatos está ligada principalmente, á expressão corporal do humano", acrescenta.

Isso explica por que seu cão espera ansiosamente passear aos sábados por exemplo, segundo o especialista, o pet é capaz de perceber a rotina da casa e ainda entender que chegou o final de semana somente captando os sinais emitidos pelo tutor. "O animal não tem noção do que é sábado, mas ao avaliar a sutil diferença no comportamento do tutor, percebe que a rotina daquele dia será diferente", diz.

Os dias passam para os animais baseados no presente. "Diferentemente dos humanos, que cumprem uma agenda repleta de compromissos, os animais não tem preocupações com o passado ou com o futuro, a tarefa diária deles é aguardar o tutor chegar em casa para, então terem o melhor momento do dia: brincar, ganhar carinho, atenção e se distrair", explica Esteves.


Dia ou noite?
A divisão do tempo para os animais é fundamental no claro e escuro. "Há milhares de anos, quando os cachorros ainda viviam em florestas, a matilha fazia uma patrulha de território. Durante o dia quando havia sol, eles preferiam poupar energia e se preparar para a noite quando saiam em busca de presas", comenta. Por isso é tão comum que os cães associem a parte do dia com repouso e queiram brincar à noite.


Sem castigo:
Como não tem noção das horas e minutos, não adianta punir cães ou gatos por algo feito horas atrás.

No sono:
Os cães percebem as sutis nuances do nosso sono, aos finais de semana a tendência é dormirmos mais tranquilos, e essa é uma das formas que eles tem de captar nossa rotina.


Pela fala:
Entre os sinais que emitimos aos animais está também a voz, sons agudos são interpretados como choro ou tristeza por eles.

Postura:
Ao se dirigir a um filhote mantenha sempre a respiração controlada, pois ele associará a respiração ofegante à ansiedade e ficará com receio de que algo ruim aconteça.



Fonte: Meu Pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário