terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Substituir animais por simuladores


A Liga Acadêmica Vascular (Lava), da Universidade estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), iniciou este mês o 1° Curso Endovascular Tec. A formação é uma parceria como Centro de Cirurgia Experimental e Biotério da Universidade.


A capacitação tem como objetivo o treinamento de técnicas básicas em cirurgia endovascular sem o iso de animais, a novidade é o uso de simuladores que, além de ampliar a prática e habilidade nos procedimentos cardiovasculares, também estão inseridos nos conceitos dos 3 Rs, sigla de denominação inglesa cujos objetivos são: redução, refinamento e substituição.

"Dessa forma, estimula-se a redução do número dos animais utilizados na pesquisa, possibilitando a melhora na condução dos estudos e contribuindo para a redução do sofrimento dos animais ao mínimo possível. Outro ponto positivo é a promoção da busca de métodos alternativos que substituam os "testes in vivo", informa Svetlana Barros Calheiros, gerente do Centro de Cirurgia Experimental e Biotério da Uncisal.


Fonte: Aqui Acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário