A DTUIF (Doença do trato urinário inferior dos felinos) é uma enfermidade que compreende várias desordens do trato urinário, de acordo com estudos epidemiológicos, atinge 1% da população de gatos em todo o mundo e os sinais clínicos mais comuns são: sangue na urina, dor e/ou dificuldade de urinar, permanecem muito tempo em posição normal de micção; urinam muitas vezes ao dia e em pequenas quantidades, urinar em lugares não habituais e podem apresentar ou não obstrução uretral (não conseguem urinar).
Se o seu gato apresentar qualquer um desses sintomas, ele pode ter a DTUIF, é muito importante observar sempre a atitude relacionada a micção do seu gato, pois qualquer alteração pode ser facilmente detectada pelo dono e o tratamento se tornar mais simples.
Mas porque meu gato tem essa doença?
Diversos fatores podem ocasionar a DTUIF:
* Alimentação: Não equilibrada/balanceada.
* Idade: pode ocorrer em qualquer idade, porém acomete mais os felinos com 2 a 6 anos.
* Sexo: Ocorre igualmente em machos e fêmeas, porém o macho pode ter maiores complicações. devido ao formato da sua uretra e possibilidade de obstrução uretral (não conseguem urinar).
* Castração e Sedentarismo: Os gatos castrados costumam ser mais sedentários, e esses animais podem manifestar com maior frequência do que os não castrados.
*Estresse: Qualquer fator de estresse pode desencadear essa doença nesse animal que tem a predisposição para DTUIF, exemplos de fatores de estresse comuns na vida dos gatos: confinamento, disputa por território, introdução de um novo animal a casa (independente da espécie), mudança de ambiente, transporte e viagens.
Dicas para o manejo ideal do seu felino em casa.
Manejo alimentar: Gatos precisam ser alimentados com rações de excelente qualidade, bem equilibradas e balanceadas, para evitar a formação de cristais e sedimentos na bexiga.
Manejo sanitário: Os felinos são extremamente higiênicos, não é aconselhável que dois gatos ou mais dividam a mesma bandeja sanitária, o ideal é uma bandeja pra cada gato, o granulado sanitário deve ser trocado diariamente, pois deve estar sempre limpo.
Manejo hídrico: Os gatos devem ser sempre estimulados a consumir água pois isso estimula a eliminação de urina, gatos não gostam de potes pequenos e plásticos, os ideais são potes largos e fundos, de preferencia de barro ou vidro, se seu gato só toma água corrente, já existem no mercado fontes de água específicas para isso.
Manejo do estresse e sedentarismo: Fatores estressantes como passeios de carro, ambientes agitados ou barulhentos e mudanças na rotina da casa devem ser evitadas, a estimulação com brinquedos (bolinha,vara de pescar, laser) é saudável e evita o sedentarismo, gatos castrados exigem mais atenção.
IMPORTANTE:
Mantenhas as vasilhas de água longe das caixas sanitárias, e manter em ambiente tranquilo e com pouca circulação de pessoas e barulho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário