sábado, 1 de fevereiro de 2014

Gato nasce com quatro olhos, duas bocas e dois narizes

gato



Um gato nasceu com duas faces no mesmo crânio e São Carlos (SP), nesta semana. O animal com dois narizes, duas bocas e quatro olhos é o único que tem a anomalia da cria de três filhotes, segundo o dono, Rogério Soares da Silva, os pais do filhote são irmãos. Neste caso, a consanguinidade pode ter provocado a situação, explicou o veterinário Ronaldo Fornielles.

           


A família do animal que vive no Jardim Monte Carlo, relatou que no primeiro dia o gatinho não conseguia mamar, mas depois passou a se alimentar melhor e aparentemente está bem.

A cunhada de Silva, Mara Cristina Nascimento, disse que a mãe dos gatinhos tem quase dois anos. "É a primeira cria dela, eu acho que o filhote não vai sobreviver, ainda não procuramos um veterinário porque não temos condições financeiras", lamentou.

Consequências e recomendações:

Para o veterinário Ronaldo Fornielles, é comum haver anomalias quando tem consanguinidade. "As anomalias podem acontecer em qualquer grau de parentesco, elas podem ser internas, como má formação de órgãos, por exemplo, rim, fígado e coração, ou externas, como essas que esse gato nasceu",explicou.

Segundo Fornielles, a taxa de sobrevivência não depende dos narizes e bocas em excesso. "Há relatos de animais com duas cabeças que vivem muito bem, nos EUA uma gata já idosa nasceu com duas faces e consegue se alimentar pelas duas bocas, pois as mesmas têm comunicação com um único estômago, ou seja, as estruturas internas foram preservadas, por isso a gata vive bem mesmo com a anomalia", contou.

Há também relatos dos que nascem e só vivem alguns meses, de acordo com o especialista, tudo depende das alterações que o animal tem. "A escolha pela cirurgia depende das estruturas envolvidas na anomalia, para saber se há essa possibilidade, só avaliando mesmo", afirmou.


Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário