terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Coprofagia: entenda porque os cães comem fezes


coprofagia



Podendo aparecer em função de disfunções comportamentais ou metabólicas, a coprofagia é um problema bastante comum no mundo dos cães, e consiste no ato do animal comer fezes, vários motivos podem estar envolvidos no aparecimento desse tipo de comportamento canino, e descobrir a origem do problema é o primeiro passo para solucioná-lo.

Embora na maioria dos casos os cães com coprofagia tenham o costume de comer seu próprio cocô, ele também pode ingerir as fezes de outros animais, incluindo cães, gatos e até seres humanos.

Confira algumas causas para a coprofagia canina:

Fome
A falta de alimentação pode incentivar o problema, já que as fezes não são repugnantes para os cães como são para as pessoas.

Carência nutritiva
A falta de nutrientes pode fazer com que o cão busque mais nutrientes nas fezes de outros animais, que podem ser consideradas até como um petisco pelo cachorro.

Estresse
Mudanças bruscas de ambiente e a solidão podem levar o cão a ficar depressivo e estressado, e essa ansiedade pode ter a coprofagia como uma forma de escape.

Falta de atenção dos tutores
Sabendo que o ato de comer as fezes aumenta a atenção de seus tutores em relação à ele (mesmo que de forma negativa), o cão pode desenvolver o problema por querer mais carinho e cuidados, ou seja, chamar sua atenção.

Medo de punições
Ao notar que é punido quando defeca em lugares inapropriados, o cachorro pode comer suas fezes para evitar punições de seus tutores.

Embora as causas citadas acima sejam algumas das mais comuns, a coprofagia ainda pode ser desencadeada em função da presença de vermes no animal, da falta de espaço em que ele habita e da má digestão, entre outros fatores.

Descobrir a origem do problema é a melhor forma de encontrar uma solução, como esse hábito pode causar uma série de complicações e doenças na vida do animal, ao notar que o seu cão está fazendo isso com frequência, não hesite em levá-lo ao veterinário para que um processo de tratamento seja iniciado.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário