quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Câncer de testículo é a doença que mais afeta os cães

testiculo


A neoplasia testicular, também conhecida como câncer de testículo, é a doença que mais afeta os cães em todo o mundo.


Os animais são acometidos independentemente da raça, sexo ou idade, porém aparece principalmente em cães idosos, essa patologia evidencia-se também nos animais que possuem criptorquidismo (retenção do testículo na cavidade abdominal), para um maior entendimento, os testículos se localizam dentro do saco escrotal e têm a função de produzir espermatozoides e testosterona.

A neoplasia testicular pode ser classificada como um tumor germinativo não seminomatoso (mais agressivo e de crescimento mais rápido) e tumor germinativo seminomatoso (de crescimento mais lento).

Fatores que contribuem para a formação do câncer no testículo

Não existe uma causa específica que seja conhecida quanto à origem da neoplasia testicular, porém existem alguns fatores que contribuem para o seu aparecimento, são eles:
* Presença de criptorquidismo (quando um ou ambos testículos não descem para o saco escrotal, permanecendo na cavidade abdominal);
* Fatores genéticos (ocorrência de câncer na linhagem), como também em alguns casos, o trauma contínuo no escroto.

Sinais clínicos do câncer de testículo

Fase inicial:

Como todo câncer na sua fase inicial, este também não apresenta sinais clínicos clássicos, sómente o aparecimento do nódulo no testículo.

Fase avançada:

Alguns animais quando estão na fase mais avançada da doença começam apresentar sinais como:
* Dor na região escrotal (devido à hemorragia no testículo);
* Tosse;
* Prostração, e em alguns casos a ocorrência de metástase (a disseminação da doença para outros órgãos do corpo através da corrente sanguínea e vias linfáticas).

Diagnóstico do câncer de testículo

O diagnóstico da doença pode ser feito no exame rotineiro do animal, através da palpação, no caso de aparecimento de alguma massa anormal, é feito o exame de ultrassonografia para a verificação da região acometida. A prática mais exercida pelos profissionais é a retirada do testículo que, em seguida é levado para o exame de biópsia, é a partir daí que o médico veterinário irá avaliar se há a necessidade de uma quimioterapia ou não.

Tratamento do câncer de testículo

O tratamento consiste na intervenção cirúrgica para retirada do testículo afetado com o nódulo, como dito anteriormente, dependendo do resultado da biópsia o paciente deverá passar por quimioterapia, na tentativa de evitar a metástase. Não necessariamente o animal ficará infértil depois do tratamento, se o problema se instalar em apenas um dos testículos, porém quando o animal é reprodutor, muitos tutores optam por guardar o esperma do animal a fim de garantir futuras linhagens.

Prevenção

A prevenção é examinar o animal rotineiramente, o aparecimento de uma massa anormal no testículo pode ser o início de uma neoplasia, atualmente a castração está sendo a prática mais indicada pelos profissionais para evitar um futuro câncer testicular, os criadores que almejam a reprodução, devem sempre ter o acompanhamento de um médico veterinário para o exame rotineiro nos testículos, um câncer descoberto no início pode evitar um dano maior no animal, afastando em cerca de 85% as chances de óbito.

Consulte sempre um profissional.



Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário