quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Acupuntura para curar animais

pontos



Há nove anos um grupo de veterinários da Costa Rica apelou à milenar técnica chinesa da acupuntura animal para tratar seus pacientes, os médicos utilizam agulhas finas para ativar mais de 300 pontos nevrálgicos em cães, gatos e cavalos e assim, curar doenças.

"A intenção é forçar o corpo a se recuperar, tanto os organismos humanos como animais têm uma capacidade regenerativa", garantiram os médicos, segundo eles, o objetivo da acupuntura é indicar aos sistemas como se ativar. "90% dos casos que atendemos, tem a ver com problemas musculares", explicou a veterinária Alicia López.

López e seu parceiro, o veterinário Antonio alfaro, foram os primeiros a usar a acupuntura nos animais na Costa Rica.

Em 2005, eles criaram o Centro Veterinário para o Diagnóstico por Imagens e Terapia Complementar, agora eles fazem parte de um pequeno grupo de profissionais reconhecidos pelo Instituto de Médicos Veterinários da Costa Rica, como acupunturistas de animais autorizados nesse país.

            (Foto: Reprodução)

Funcionalidade:

Os pacientes recebem sessões curtas de 20 a 30 minutos, os médicos colocam as agulhas nos animais e em algumas ocasiões incluem uma leve carga elétrica para que não sintam dor. López explicou que os médicos não costumam sedar os pacientes, porque é importante que os nervos recebam estímulos.

López centra seu trabalho em espécies menores, e Alfaro trabalha com cavalos, a maioria dos animais são enviados por outros médicos, principalmente quando o problema é muscular ou esquelético, as agulhas com as quais trabalham variam entre os 0,3 e 3 centímetros de altura e podem afetar até 361 pontos em todo o corpo do animal, disse Alfaro.

Um dos centros mais importantes para a formação em acupuntura animal no mundo é o Chi Institute, que foi criado em 1998 com base na medicina tradicional chinesa, os médicos veterinários da Costa Rica recebem formação especializada no Chi Institute, e também oferecem cursos a outros médicos na Universidade Véritas em San José.



Fonte: Nación






Nenhum comentário:

Postar um comentário