segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Câncer raro transmissível entre cães


Pesquisadores britânicos que estudaram o perfil genético de dois tumores caninos - exemplos do que se acredita ser o mais antigo tipo de câncer ainda registrado nos dias de hoje, descobriram que ele surgiu pela primeira vez há cerca de 11 mil anos atrás.


Segundo os cientistas, o câncer de um tipo que é transmissível entre os cães, teria primeiramente acometido um cão parecido com os da atual raça Husky Siberiano.

A equipe liderada pelo Instituto Welcome Trust Sanger, perto da cidade de Cambridge, foi o responsável pelo sequenciamento do genoma do câncer e, com isso revelou uma espécie de retrato genético do cachorro que teria desenvolvido a doença pela primeira vez.

O animal tinha um tamanho médio, pelo curto e liso que poderia ser cinza e marrom ou preto. " Não sabemos porquê este indivíduo em particular deu origem a um câncer transmissível, mas é fascinante olhar para o passado e reconstruir a identidade deste cachorro antigo cujo genoma ainda está vivo hoje nas células de câncer que gerou", afirmou Elisabeth Murchison, que liderou a pesquisa.

Espalhando pelo mundo

Este câncer é extremamente raro, um dos dois únicos tipo de câncer transmissíveis em animais, conhecido como tumor venéreo transmissível canino, a doença causa tumores genitais nos cães, ao analisar o perfil genético do câncer e analisando o tipo de mutação que funciona como um "relógio molecular", os pesquisadores conseguiram encontrar sua origem.

Um fato que surpreendeu os cientistas é que, apesar de acumular milhões de mudanças genéticas, este tipo de câncer conseguiu sobreviver todo este tempo, e em vez de morrer com seu primeiro hospedeiro, o câncer se espalhou "ao pular para outros cachorros", "é a linhagem de câncer mais antiga e comum que conhecemos", disse Murchison.

População Isolada

A pesquisa publicada na revista Science, mostra que o câncer existia em uma população isolada de cães durante a maior parte de sua existência, então ele se espalhou pelo mundo nos últimos 500 anos, talvez levado por cachorros que acompanhavam os exploradores em suas viagens.

Além deste tipo de câncer, o outro tipo transmissível é um câncer facial em demônios-da-tasmânia, transmitido pela mordida.

" O genoma do câncer transmissível canino vai nos ajudar a entender os processos que permitem que o câncer se transforme em algo transmissível", disse Mike Stratton, diretor do Instituto Sanger.

A maioria dos casos de câncer surgem quando uma única célula no corpo sofre mutações que fazem com que ela comece a se dividir de forma descontrolada, essas células frequentemente se espalham para diferentes partes do corpo em um processo conhecido como metástase, mas é muito raro que a doença se espalhe para outros indivíduos.



Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário