segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Toxoplasmose - Saiba a verdade sobre essa doença!!!

toxoplasmose



A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo toxoplasma gondii, protozoário que pode se manifestar de forma assintomática na maioria dos casos. A doença popularmente passou a ser chamada de "doença do gato", apesar de os felinos não estarem associados à maior causa de transmissão do protozoárioA expressão popular é um equívoco, segundo a veterinária Ana Lúcia Salviatto Andrade.

Após a causa da morte de uma jovem ter sido divulgada como em decorrência da suposta "doença do gato", várias famílias amedrontadas não pensaram duas vezes antes de abandonar seus felinos nas ruas." Na semana em que saiu a notícia, eu resgatei 5 gatinhos", relata a estudante e protetora dos animais, Bárbara Correa de 25 anos. " Um estava para se atropelado", de acordo com Bárbara eram animais visivelmente recém-abandonados." Eles estavam com muita fome e eram super dóceis, minhas conhecidas também notaram que aumentou o número de gatos nas ruas", comenta.

           

A veterinária de Campo Grande Ana Lúcia esclarece que, apesar de gatos serem hospedeiros da toxoplasmose, menos de 1% da população felina pode disseminar a doença, além disso a maior contaminação acontece em decorrência da ingestão de carnes mal cozidas e verduras mal lavadas. " O índice de transmissão é muito maior por alimentos contaminados, mas os gatos ficam como vilões da história", argumenta.

Para se infectar por meio dos gatos, a pessoa precisa ingerir as fezes secas do animal ou alimentos que tenham tido contato com esses dejetos.' As chances são mínimas", conclui a veterinária.

Apesar de serem injustamente culpados por toda a disseminação da toxoplasmose, ainda é necessário ter cautela e prevenir a transmissão." Eu uso luvas para manusear a caixinha de areia", ensina Bárbara, que atualmente tem seis gatos em casa, a veterinária Ana diz que a melhor forma de não ter preocupações é realizar o exame de toxoplasmose." Muitas vezes o gato é portador mas não apresenta sintomas, com o exame é fácil descobrir e, caso o resultado seja positivo, é preciso tomar mais cuidados", diz.

" Há pessoas que nem fazem o exame e abandonam o animal imediatamente, muitas vezes com recomendações de médicos, não faz sentido", analisa, a própria profissional se vê como exemplo de que não é preciso abandonar os felinos para se prevenir." Eu sou veterinária, mexo com animais todos os dias, já passei por gravidez e não tive problema nenhum, o que eu fiz foi tomar precauções, como o uso de luvas e exames", a veterinária apela para que as pessoas se informem com um profissional antes de tomar decisões como abandonar um animal ou divulgar informações equivocadas." Criou-se um mito em torno dessa doença", finaliza.



Fonte:Correio do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário