terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Saiba como detectar, prevenir e cuidar do cancêr mamário em cães e gatos

mama



Os tumores de mama surgem na maiorias das cadelas e gatas entre 5 a 20 anos, na maioria é maligno. Esses tumores aparecerem e se proliferarem no organismo dependendo dos hormônios sexuais da fêmea.

As fêmeas de cães e gatos possuem uma cadeia mamária de cada lado para alimentar os seus filhotes, a doença se inicia do tamanho de um grão de arroz podendo chegar ao tamanho de uma manga, caso o animal não passe pelo tratamento adequado.

Na maioria dos casos o tumor é maligno e pode se espalhar rapidamente pelo pulmão, fígado, coração, cérebro, ossos e rins.

Algumas raças possuem maior risco como: Poodle, Cocker Spaniel, Pastor Alemão, dentre outros, a incidência é baixa em raças mestiças quando comparado às raças puras, não é doença especifica para as fêmeas, os cães e gatos machos também podem desenvolver e nesse caso quase todos os tumores mamários são malignos.

Não há sintomas aparentes da doença, a observação do tutor é essencial, pois o tumor cresce com o passar do tempo, a prevenção pode ser feita a partir da castração antes do primeiro cio.

De acordo com especialistas, isso reduz o aparecimento da doença consíderavelmente: pode-se dizer em 99% dos casos.

Tratamento do câncer mamário

Antes do tratamento é necessário avaliar as condições do animal e fazer uma avaliação completa com exame de sangue, ultrasson abdominal, RX toráxico e teste para saber se não houve metástase do tumor para qualquer outro órgão.

Após os exames é realizada a mastectomia, cirúrgia completa da remoção da mama, na qual é retirada a cadeia de mamas que envolvem o tumor e nunca somente a retirada do tumor.

É imprescindivel também a retirada dos ovários, trompas e útero (ovariosalpingohisterectomia), pois o tumor mamário está diretamente relacionado com a produção de hormônios ovarianos, existem vários tipos de tratamento e somente um especialista saberá indicar o melhor método para cada pet.

Cada pet pode apresentar um tipo de tumor e estar muitas vezes clinicamente debilitados, portanto as condições do animal interferem diretamente no tratamento a ser usado, após o tratamento o seu pet consegue ter uma vida tranquila e saudável.





Fonte: Colégio Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário