sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Deputado pede proibição de uso animal em todo país


              (Foto: Deputado Ricardo izar)

Na Câmara dos Deputados, o parlamentar Ricardo Izar (SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, tenta emplacar um projeto a nível nacional. Segundo ele, sua ideia é proibir o teste de cosméticos e nos laboratórios para não só proteger os animais da tortura, como também viabilizar a exportação desses cosméticos para a comunidade européia, que não compra nada que tenha sido testado em animais. " Há um atraso moral e mercadológico no Brasil, não exportamos para a Europa", completou.


Os ativistas da causa também pedem o fim dos teste em animais na fabricação de remédios, porém o deputado ressalta que essa demanda também não pode ser atendida no projeto de nível nacional porque, antes de tudo, seria preciso aprovar um outro projeto de lei para permitir a utilização de pele sintética originada em gene humano para que os cientistas façam suas pesquisas." Se não aprovar esse, não conseguimos aprovar o fim de testes em animais no caso dos medicamentos", afirmou. " Mas para medicamentos, tem algumas pesquisas que não usam animais, o problema é que o Brasil é atrasado em tudo que diz respeito aos animais - não há incentivo até hoje por exemplo, ao controle populacional de animais, mesmo a leishmaniose matando mais que a dengue", reclama.

Izar tenta emplacar ainda uma CPI para investigar maus-tratos de animais, inclusive no caso do Instituto Royal, porém, a medida está travada na Câmara, segundo ele, por culpa do presidente da Casa Henrique Alves. " Continuamos na briga, mas infelizmente o presidente da Casa não tem cumprido com sua palavra, ele falou na frente de todos os ativistas que ia colocar a criação da comissão em votação, mas até agora nada", disse "já temos as assinaturas necessárias [para abrir a CPI]. Só o DEM, o Psol e o pessoal do PT votou contra [a proposta], completou.



Fonte: Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário