sábado, 28 de dezembro de 2013

Passaporte para cães e gatos - Sim, eles podem viajar!


passaporte



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento criou um modelo de passaporte para cães e gatos.

Ele vai facilitar a saida e entrada desses animais do Brasil, a instrução normativa sobre o tema já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Antes de fazer o passaporte, o proprietário deve procurar um veterinário em estabelecimento especializado para implantar um microchip no animal para facilitar sua identificação em qualquer país.

O objeto tem o tamanho de um grão de arroz e fica sob a pele do seu pet.

O passaporte será emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e terá entre as informações obrigatórias, o nome e endereço do dono do pet, a descrição do pet, nome, espécie, sexo, raça, pelagem e data estimada de nascimento, número de identificação eletrônica do animal (microchip); dados de vacinação e exames clinicos fornecidos por médico veterinário.

A foto 5x7 do animal não será obrigatória, de acordo com o texto publicado, o passaporte, que será expedido em português, inglês e espanhol, deverá ser usado em países que aceitem o documento e é responsabilidade do proprietário verificar, antes da viagem, a aceitação do Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos e as exigências sanitárias do país de destino do seu pet.

Poderão ter o passaporte os animais nascidos no Brasil ou nascidos no exterior e importados definitivamente para o Brasil, com pelo menos 90 dias de vida; que sejam criados por proprietários que moram no país; e que tenham sidos examinados por veterinário.

Confira o vídeo:





Fonte: Jornal da Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário