terça-feira, 16 de setembro de 2014

Descoberta bombástica: Teriam as focas levado a tuberculose para as Américas?


                  (Foto: Reprodução/Daniel Bockwoldt)



Estudos revelam que não foram os europeus que levaram a tuberculose para a América no século XV, de acordo com os cientistas, a doença já existia nesta área há milhares de anos, bem antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1942.

Foram feitos testes genéticos que revelaram que além dos europeus terem levado com eles uma série de doenças mortais na descoberta do Novo Mundo, de certa forma não foram eles os responsáveis pela introdução da tuberculose naquela área.

De acordo com a revista "Nature", a culpa é das focas... Johannes Krause que é da Universidade de Tuebingen (Alemanha), disse: "foi definitivamente uma grande surpresa", quando encontraram vestígios de tuberculose em três esqueletos encontrados no Peru, estes esqueletos tem por volta de 1000 anos, portanto, bem antes da chegada dos europeus que ocorreu há mais de 500 anos.

Também foi descoberto que o tipo de bactéria presente nos esqueletos era bem semelhante ao encontrado em focas e leões marinhos atualmente, Krause acredita que os mamíferos marinhos contraíram a doença na África (onde foi originada), e através do oceanos acabaram espalhando-a entre o povo que caçava focas e que poderiam ter comido a carne contaminada.

"As focas foram um importante fator econômico, foram caçadas, suas carnes, pele e óleos foram utilizados, foram realmente importantes por lá", explicou o investigador responsável pelo estudo.

 Mas de qualquer forma,ainda assim os europeus teriam transmitido outra forma mortal da tuberculose, até porque a versão que existe atualmente no continente americano, corresponde à que surgiu na Europa.



Fonte: DN Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário