segunda-feira, 2 de julho de 2018

Como é feita a ração de cães e gatos?

racao



Existem vários tipos de rações, sendo que as mais secas (contendo só 10% de umidade) parecidas com biscoitinhos, e as que contêm 70% de umidade que são em latinhas ou sachês, e as composições são diferentes em cada tipo.

Do que são feitas as rações para cães e gatos?

As rações contêm uma série de ingredientes para uma mistura equilibrada de nutrientes.

Os ingredientes podem ser: peixes, carnes, frutas, cereais, aditivos de vitaminas, minerais ou conservantes para concentrar os micronutrientes.

Então funciona assim: As rações úmidas usam mais gelatina e amido e as secas precisam dos cereais para ter aquela consistência.



Mas também são usados peças não comercializadas de carnes que são categorizadas como: M1, M2 e M3!

M1 e M2 geralmente são carnes de carcaças de animais doentes, essas nunca devem ser usadas para rações, devem ser eliminadas.

M3 é o que se usa em rações comercias, são pedaços ou partes de carnes rejeitadas para o comércio humano e sem doença, vale lembrar que isso aumenta o poder nutritivo da ração.

Como é feita a ração para cães e gatos?



Depois de escolher esses ingredientes que chegam frescos, congelados ou triturados na fábrica, tudo é triturado ( menos a farinha, claro!!!) e misturados para formarem uma massa.

As rações secas passam por um extrusor ( faz o cozimento da mistura) tornando tudo mais nutritivo e mais gostoso.

O que determina a forma da ração é o formato do extrusor, então é escolhida a forma e o tamanho certos.



Após isso, a ração passa por uma secagem seguida de arrefecimento e depois é coberta por gorduras, vitaminas e sabores que só são adicionados depois da secagem para não prejudicar o produto, e só depois disso que ela é colocada em seus pacotes para serem vendidas.

Produção da ração úmida:

A mistura de ingredientes é colocada em latas ou sachês que são selados, após isso os recipientes são aquecidos a temperaturas altas para eliminar micro-organismos que possam prejudicar o produto e depois que esfriam, são colocadas etiquetas e já podem ser comercializadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário