quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Se você acha que as baleias "esguicham" água, então você está muito enganado

esguicho



Para falar a verdade, as baleias não esguicham água (apesar de parecer), elas ejetam ar quente, que ao encontrar ar frio, se condensa e cria uma nuvem de gotinhas de água, dando a impressão de que está esguichando água.

Nas baleias azuis que são maiores, o esguicho pode chegar a 9 metros de altura, o ruim é que por causa desse esguicho os caçadores sabem onde está a baleia.



Mas não são só as baleias que fazem isso, botos e golfinhos também fazem.

9metros


Mas porque eles fazem isso??

1 - Como eles respiram pelos pulmões, então precisam ir à superfície para fazer a troca de gases.



2 - Quando a baleia chega à superfície , o ar entra pelo orifício respiratório, quando ela mergulha, um tampão fecha o orifício para impedir a entrada de água (para que ela não se afogue).

3 - O ar vai para os pulmões onde ocorre a troca gasosa, as baleias aproveitam cerca de 90% do ar aspirado e por isso ficam tanto tempo submersas.

4 - Sai dos pulmões o sangue oxigenado para o coração (sangue esse que possui mais hemoglobina, que as ajuda a aproveitar mais o ar inalado).



5 - Para a respiração da baleia ficar mais eficiente, assim que ela mergulha o coração bate mais lento, reduzindo o fluxo de sangue, o oxigênio circula mais devagar e o gás carbônico volta aos pulmões, onde é ejetado pelo orifício, fazendo parecer um esguicho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário