quinta-feira, 30 de novembro de 2017

8 sinais de que seu gato está com dor

dores



A pesar de muitas pessoas acharem que os gatos são super resistentes (talvez pela frase: Os gatos tem sete vidas), a coisa não funciona bem assim, na verdade os gatos são mestres em não demonstrar dor, e é por isso que as vezes não percebemos.

É claro que pode variar de gato para gato, um pode mostrar mais que outro, mas se seu gato apresentar pelo menos um desses sinais, então é melhor ver o que tem de errado com ele.



1 - Não se limpa mais 

sujos

Se o gato costuma se limpar a todo momento e de repente ele não faz mais isso e está ficando com os pelos foscos, sujos e sem brilho, pode ser um sinal de desconforto, ele pode estar sentindo alguma dor e por isso não se limpa, até porque os gatos odeiam ficar sujos.

2 - Não marca mais território

marcar

Se o gato marcava território em tudo que é canto , afiava as unhas e parou de fazer isso, é um sinal de que está  com alguma dor.

3 - Artrose

artrose

Se o gato for acometido por essa doença, assim como os humanos ele sentirá dor pois há o desgaste das cartilagens articulares, então ele pode apresentar esses sinais:

*Relutância em se movimentar
*Faz as necessidades fora da caixa ( caso a caixa seja de difícil acesso)
*Descansa mais do que o normal ( geralmente eles descansam entre 14 e 16 horas) se passar disso então existe um problema.

4 - Membrana branca nos olhos

membrana

O nome é membrana nictitante e em casos normais ela não aparece, essa membrana fica nos olhos e quando aparece é porque o gato está dolorido ou com febre, se a membrana aparece é porque claramente o seu gato não está bem



5 - Sialorreia

sialorreia

Quer dizer "excesso de saliva", as vezes a dor está relacionada com problemas na boca e por mais que o gato não demonstre, caso ele não queira comer então já é um sinal, apesar que ele pode até estar com algum problema e comer mesmo assim, ele vai salivar mais que o normal e não se alimentar corretamente.

6 - Agressividade

agressivo

Pode estar ligada também ao estresse, mas dependendo da dor o gato pode ficar agressivo quando tocar no lugar errado, então se o gato é super calmo e carinhoso e de repente ficar agressivo, leve-o ao vet porque algo está errado.

7 - Mia excessivamente

miado

Se o gato mia muito, mas muito mesmo, e antes ele não fazia isso então pode ser um alerta que ele não está bem, costuma ser mais um sinal de dor emocional, mas também pode ser física.

8 - Posições diferentes, esticadas ou encolhidas

encolhido

Apesar dos gatos serem bem discretos em manisfestar sinais de dor, dependendo da intensidade eles podem ficar curvados ou esticados com as patas dianteiras para frente (como se estivessem se espreguiçando) isso pode ser sinal de dores viscerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário