terça-feira, 24 de outubro de 2017

6 super curiosidades sobre o vaga-lume que vão te surpreender!!!

vaga-lume




1 - O que são os vaga-lumes??


São insetos luminescentes que fazem parte da categoria de coleópteros (que são caracterizados pela emissão de luz fosforescentes),seus órgãos bioluminescente encontram-se na parte inferior abdominal, se alimentam de vegetais e tem hábitos noturnos; No Brasil se encontra mais vaga-lumes da família Lampyris noctiluca (onde só os insetos machos possuem asas).

2 - Quanto tempo eles vivem e quanto medem ??


Estes lindinhos vivem em média até 3 anos (isso vai depender do habitat em que estão) e medem entre 1 a 3 centímetros.



espécies


3 - Para que serve aquela luz??


Essa luz serve para se comunicarem, ela pode ser contínua ou intermitente, cada cor de luz ( seja mais clara ou escura, piscando ou contínua) é uma forma de comunicação diferente e é assim que um vaga-lume encontra um parceiro sexual por exemplo.

4 - Qual o habitat deles??


Eles vivem em áreas com plantas e árvores, no Brasil, costumamos vê-los em regiões com bastante vegetação, áreas tropicais e temperadas.



luz


5 - Qual sua importância na natureza e porque é tão difícil ver um vaga-lume??


Eles tem grande importância para o equilíbrio ecológico do planeta, mas aos poucos estão desaparecendo por causa da poluição, pela presença de luzes artificiais ( que atrapalham o processo de reprodução da espécie, já que eles usam a luz para o encontro do macho com a fêmea) e por causa do desmatamento.

6 - Como eles conseguem acender??


Eles acendem por causa da presença da luciferina (uma substância que oxida com o oxigênio) e faz com que os insetos percam energia, o que resulta nessa emissão de luz que é todo controlado pelo sistema nervoso, cada um tem um padrão de luminosidade e isso ajuda na comunicação entre machos e fêmeas e também com outras espécies de vaga-lumes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário