quarta-feira, 19 de abril de 2017

Você acha que as cobras são cegas? Então veja isso!!!

cascavel



As cobras pertencem à ordem Squamata e são parentes dos lagartos, são mamíferos sem patas, carnívoros e vivem sozinhas, não "andam" em grupos pois não são sociáveis.

Possuem mandíbulas flexíveis que podem se desencaixar para engolir suas presas, algumas cobras matam com veneno e outras por esmagamento.

As cobras não são cegas, na verdade elas são míopes!! Sua visão não se desenvolveu e sendo assim as espécies com pupilas arredondadas até tem uma visão um pouco melhor, mas as que possuem pupilas verticais acabam enxergando um pouco menos.



Mas é ai que outros mecanismos ajudam as cobras na hora de caçar! Elas tem células sensitivas no focinho e dessa forma elas detectam luz infravermelha e por meio da distinção de temperatura corporal elas identificam a presença e tamanho da presa, sabendo a posição e distância exatos, além de distinguir o sentido e velocidade em que o bicho está.


fosseta




Elas são tão boas nisso que podem identificar temperaturas de 0,003°C a um raio de 5 metros!

Como funciona a visão então?

As fossetas (células sensitivas) são dois pequenos furinhos entre os olhos e narinas das cobras ou pequenos e vários furinhos entre as escamas dos lábios delas.

Essas fossetas tem uma membrana rica em terminações nervosas que enviam sinais direto para seu cérebro, a capitação de luz infravermelha gera uma imagem térmica de presas com sangue quente e assim a cobra enxerga por uma combinação de informações térmicas e visuais.

infra




E claro que o olfato também ajuda, e devemos dizer que elas sentem o cheiro pela língua, que quando colocada para fora sente o cheiro de presas e dos perigos.

Mas o que você não sabia é que as cobras são quase surdas! Como não possuem tímpano e ouvido externo, sua audição é muito ruim tendo ela que se guiar por vibrações do solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário