terça-feira, 25 de abril de 2017

E se não existissem baratas, o mundo seria um lugar melhor??

barata



Com raríssimas exceções, praticamente todas as pessoas no mundo desejam a extinção total das baratas no mundo, correto?!  Mas será que isso seria realmente bom??

 Se for pensar pelo lado da cadeia alimentar, NÃO!!! Até porque todos os seres vivos, incluindo as baratas, estão ligados nessa "teia" alimentar em todo o planeta, e a falta de uma espécie poderia acarretar em um caos total.



Se as baratas fossem extintas, automaticamente diminuiria a população de ratos e camundongos (bom né?!) mas eles se alimentam de baratas também, mantendo um equilíbrio e se eles perderem esse alimento diminui a população de ratos, fazendo com que os predadores como aves de rapina, felinos, lobos, coiotes, répteis sofram um dano enorme e precisem atacar outros animais que antes não faziam parte de sua alimentação e causando também diminuição de todas essas espécies inclusive as deles mesmo.

baratas



Mas não se trata apenas da cadeia alimentar, as baratas contribuem também para o ciclo do nitrogênio.

 Grande parte delas se alimenta de matéria orgânica em decomposição e isso contém muito nitrogênio que ao ser consumido por milhões de baratas, passa pelo trato digestivo da barata e vira fezes que soltam esse nitrogênio na terra que serão aproveitados pelas plantas.

 Então além das baratas ajudarem a não serem extintos mais espécies do que já foram, também contribui para a saúde dos jardins, bosques em fim, áreas verdes e por todo ecossistema. Então antes de pensar em acabar com as baratas pense que se fizer isso, estará também causando um colapso no ecossistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário