terça-feira, 14 de março de 2017

Teias de aranhas desafiam a ciência


teia



Todos já devem ter percebido que as teias de aranhas são bem fortes, além de muito bem feitas também, algumas são verdadeiras artistas, mas porque são teias tão fortes??

Embora alguma espécies não construam teias,  todas as espécies produzem um ou mais tipos de seda.



Isso acontece porque as aranhas possuem muitas glândulas no abdômen, onde produzem os fios de seda e o mais interessante é que cada glândula possui um tipo específico de fio.

Existem 7 tipos de glândulas, mas cada aranha possui só algumas delas e não as sete ao mesmo tempo falaremos de 6 dessas glândulas.

aranha

1 - Glândulas Ampullaceae: São usadas para produzir os fios por onde a aranha anda e são pouco viscosos, existem dois subtipos dessas glândulas que se distinguem por suas dimensões..

2 - Glândulas Pyriformes: Produzem fios para conexão de outros fios ou seja, os elementos verticais das teias.

3 - Glânduas Aciniformes: Produzem fios para encapsular as presas.

casulo

4 - Glândulas tubiliformes: São as que fazem os casulos.

5 - Glândulas Coronatae: Produz os fios adesivos.

6 - Glândulas agregadas: Que formam fios viscosos para imobilizar presas.

Existem pequenos tubos móveis ligados a cada uma das glândulas.



Já a seda produzida é constituída principalmente de proteína e algumas aranhas ainda conseguem reciclar suas teias, tudo isso porque a teia precisa ser renovada com frequência, então, como sua fabricação exige um grande gasto de nitrogênio, a aranha acaba devorando suas teias para reaproveitar o nitrogênio (esperta hein?!)

forte

Pra ter uma ideia, a seda da teia é tão resistente que alguns especialistas disseram que se fosse possível construir uma teia com a espessura do fio equivalente ao de uma caneta esferográfica, ela poderia sustentar um Boeing 747(Uauuuu!!!).



Mas quando se trata da natureza, é muito difícil o homem fazer igual, muitos cientistas já tentaram copiar as propriedades da seda e o método usado pelas aranhas, mas até agora eles não tiveram êxito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário