segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Gatos e bolas de pelo - Isso faz mal? Como evitar??

pelo



Os gatos são muito higiênicos e costumam se lamber muito para manter sua pelagem linda, mas isso faz com que eles acabem engolindo muitos pelos, já que possuem uma língua áspera que prende os pelos.

Esses pelos se acumulam no estômago e são expelidos através do vômito, isso não é algo ruim para seu gato, para eles é melhor vomitá-las do que defecá-las.

bolas de pelo

Bolas de pelo podem afetar a saúde do meu gato?

Quando elas passam para o intestino, acabam desregulando o sistema digestivo e podem provocar dificuldade na evacuação ou diarreia, em alguns casos há uma obstrução intestinal, então será preciso fazer uma operação para a retirada das bolas de pelo, caso isso não seja feito e o gato ficar assim muito tempo, pode até morrer.

O normal é o gato expelir bolas de pelo pela boca de 1 a 4 vezes por mês, isso não afeta o gato em nada, em gatos de pelagem curta e número diminui, caso o gato vomite bolas de pelo mais de 4 vezes por mês, ele deve ser levado ao veterinário.

Outro fato a perceber é se o gato começa a perder peso, aparenta desidratação, diarreia, anorexia, pelagem sem brilho ou falhas, tosse s, então deve-se levar ao vet para exames.

escova

O que eu posso fazer para reduzir as bolas de pelo?

*Escove seu gato diariamente ou pelo menos 3 vezes por semana, isso ajuda a eliminar batante pelos.

*Tose seu gato.

*Dê ração de boa qualidade

*Dê guloseimas com óleo mineral que ajuda na separação dos pelos e a passagem segura das bolas de pelo para o intestino.

Mas lembre-se de sempre consultar um veterinário.

remedio

Qual o tratamento para esse problema?

Dependendo do problema, o gato pode precisar de tratamento clínico com uso de medicamentos para facilitar a passagem desses pelos, podem ser usadas pomadas também, nas patas ou focinho, para que o peludo lamba essas partes e engula o medicamento aos poucos.

Em casos extremos é preciso cirurgia para a remoção das bolas de pelos, fique sempre de olho e se ver algo errado, vá ao veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário