quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Cientistas descobrem a verdadeira função do casco da tartaruga

casco



Sempre achamos que o casco da tartaruga serve para protegê-la, mas pesquisadores e paleontólogos do Denver Museum of Nature descobriram a verdadeira função do casco.

Esse grupo de pesquisadores e paleontólogos realizou uma pesquisa com fósseis com mais de 260 milhões de anos e confirmaram algo que ninguém esperava.

O casco da tartaruga não tem nada a ver com proteção e sim, que era uma adaptação para facilitar a escavação subterrânea e ajudar na entrada e saída de buracos.

A pesquisa e nova descoberta que foi liderada por Tyler Lyson (paleontólogo) e outros cientistas, foi publicada na revista científica Current Biology, o título foi "Fossorial Origin of the Turtle Shell" (Origem fóssil do casco da tartaruga).

buraco

O objetivo da pesquisa era saber qual o motivo da evolução do casco e verificar os registros fósseis existentes, para entender melhor como isso foi adaptado ao longo dos milhares de anos.

Então na verdade, isso foi a evolução das costelas da tartaruga, que não é necessariamente para sua proteção (mas também ajuda), e sim para ajudá-la em suas escavações, as costelas foram ampliadas para fornecer mais estabilidade para a tartaruga primitiva.

Mas com o passar dos anos, essas tartarugas também iniciaram vida em ambientes aquáticos e sua adaptação também começou a evoluir para ajudá-las com o novo ambiente, então o casco delas começou a tomar outra forma, que hoje conhecemos e sabemos que também serve para proteger as tartarugas.

4 comentários:

  1. Essa grande descoberta é muito interessante, achei que fosse simplesmente uma proteção contra predadores !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, uma grande descoberta, até porque como mostra na foto, as tartarugas não tinham casco, mas o corpo dela se adaptou formando o casco para facilitar a vida, muito interessante.

      Excluir
  2. To pasmo com essa descoberta. Merecem o prêmio Nobel por isso. Só pra constar, a terra tem no máximo 10,000 anos.

    ResponderExcluir