segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Porque as aves não tomam choque quando pousam nos fios?

pássaro



As vezes achamos que os pássaros possuem alguma proteção, já que sempre pousam em fios e saem ilesos, mas na verdade eles só estão livres do choque porque tocam apenas um fio.

Para existir corrente elétrica é necessário que se toque nos dois fios, coisa difícil de acontecer com os pássaros pois a distância entre os pés deles não é suficiente para gerar a diferença de potencial elétrico (DDP) entre os dois fios.

Dessa forma eles não são eletrocutados, para que um pássaro tome um choque é preciso que a corrente elétrica circule pelo seu corpo, gerando uma diferença de potencial.

Mas tem um pássaro que não se da muito bem com fios, são eles os "Tuiuiús" (maior ave voadora do Brasil), os fios onde tem esses pássaros são propositalmente mais afastados uns dos outros, na tentativa de ajudá-los..

tuiuiu

Assim, o Tuiuiú não sofre nada se tocar um cabo só, o problema são suas asas (que tem envergadura de 2,2 metros) que podem tocar os dois cabos quando voar ou pousar nos fios, causando assim a eletrocussão.

Então agora você já sabe como essa mágica acontece com os pássaros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário