quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Parasita que controla a mente de chimpanzés, também pode controlar a mente humana


chimpanzé



Foi publicado pelos pesquisadores da Universidade de Montpelier (França), um artigo que revelou uma estratégia feita na mente dos chimpanzés.

Quando o protozoário Toxoplasma gondii infecta chimpanzés, faz com que eles percam o medo (natural) ao cheiro da urina dos leopardos (predador).

Então eles acabam por ignorar lugares que antes eles nem chegariam perto, assim que sentissem o cheirinho da urina do predador, fazendo-os presas fáceis, então o parasita controla a mente do chimpanzé, para ser comido por um felino.

E ele faz tudo isso porque assim que o leopardo come o chimpanzé infectado, o parasita alcança seu sistema digestivo (que é onde ele se reproduz) e é essa a intenção do parasita.

toxoplasmose

Esse parasita que é unicelular, tem como estratégia se prender às paredes de neurônios no cérebro dos bichos, fazendo com que haja alterações químicas que resultam em mudanças de hábito, assim como a perda do medo da urina do predador.

Mas a toxoplasmose afeta vários mamíferos (desde que o ciclo de vida envolva algum felino).

Os ratos por exemplo, quando contaminados com toxoplasmose, perdem o medo do xixi do gato e acabam por ir em lugares onde tem gatos, facilitando que sejam comidos, assim o parasita pode se reproduzir.

E até nós mesmos somos dominados quando infectados com a toxoplasmose, pois passamos a não nos incomodar com o cheiro do xixi dos gatos, ou seja, esse protozoário que dominar não só as mentes, querem dominar o mundo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário