sexta-feira, 10 de junho de 2016

Descoberta chocante pode acabar com testes em animais

testes



Por mais que tentemos evitar usar cosméticos testados em animais, ainda assim as empresas precisam testar os produtos em uma pele verdadeira antes de colocá-los nas prateleiras.

Mas isso pode estar perto de acabar, e sabe graças à quem? Aos matemáticos!!!

Sim, eles desenvolveram um modelo que pode efetivamente prever como a pele humana reagirá a quase 30 mil compostos químicos.

"Ao invés de fazer testes em 30 mil compostos, somos capazes de 200 e fazer previsões sobre os restante" disse o pesquisador Gerald Kasting da Universidade de Cincinnati e responsável pela novidade.



macaco

Para chegar a esse modelo, Kasting e sua equipe usaram dados dos testes com compostos químicos na pele humana para medir (em detalhe) se os compostos foram absorvidos, como foram transportados nas camadas dérmicas, e se poderiam desencadear uma reação alérgica.

Com os resultados em mãos, os cientistas criaram um modelo matemático que pode prever como a pele reagiria a milhares de outros compostos, sem precisar de nenhum animal na pesquisa.




Como ainda estão estudando isso, Kasting admite que os modelos matemáticos não são sofisticados o bastante a ponto de estabelecer perfis de segurança adequados para componentes químicos.

Mas Kasting também salienta que esses modelos poderiam ser um ponto de partida para determinar quais compostos vão desencadear uma reação na pele e quais não vão.

coelho


Seria ótimo se usassem isso, assim muitos animais estariam livres e não seriam escravos de nossas vaidades.

Mas, muitas instituições defensoras dos animais, estão dando bandeira vermelha ao estudo porque é a P & G, que co-patrocina o estudo, pois tem um interesse financeiro nos resultados.

Mas o importante é que se isso der certo, muitos animais estarão livres de testes, não importando quais multinacionais estão patrocinando ou não.

Esse estudo é positivo para os animais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário