terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Seu cão pode não pegar dengue, mas o Aedes aegypti pode matá-lo!


de



De acordo com o veterinário André Luis Soares, professor da Universidade federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) o mosquito da dengue transmite uma grave doença nos cães - a Dirofilariose.

Essa doença de nome complicado também é conhecida como verme do coração, é uma zoonose causada pelo filarídeo "Dirofilaria immitis" que ataca principalmente os cães, mas também ataca outros mamíferos domésticos e até mesmo o homem.

Isso acontece mais no litoral ou em locais com clima mais quente, essa doença pode ser transmitida pelo mosquito da dengue, zika vírus e chikungunya.

A partir do momento que o mosquito contaminado com a dirofilária pica seu cão, o verme é transmitido para o animal pela corrente sanguínea indo direto para o coração, causando danos rapidamente, esse verme pode chegar a 20 cm de comprimento e ele fica em forma de novelo (todo enroladinho).

cor

O animal infectado chega a abrigar 10 ou mais larvas no coração que se alimentam dos componentes do sangue, nutrientes e proteínas do animal, dessa forma seu peludo começa a se sentir cansado e fraco, tem dificuldade para se exercitar, tosse e edema pulmonar.

Além do Aedes aegypti, a transmissão pode ser feitas através de outras espécies como o Culex pipiens, Cx. quinquefasciatus, Ae. albopictus, anopheles maculipenis e Coquillettidia richiardii.

Lembrando que o mosquito só transmite isso se ele também estiver contaminado, mas ao primeiro sinal de cansaço em seu peludo..corra para o veterinário!

2 comentários: