quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Você sabe a idade do seu gato?? Veja essa tabela e surpreenda-se!!


idade



Nossos bichanos se desenvolvem muito rápido nos primeiros anos de vida, depois disso eles passam a envelhecer mais lentamente, para se ter uma ideia, o gatinho já é um adolescente logo no primeiro ano de vida.

Isso porque o 1°ano do gato equivale a 15 anos humanos, com 2 anos, o gato tem o equivalente de 4 anos humanos e a partir dai cada ano felino equivale a cerca de 4 anos humanos.

Para facilitar um pouco o entendimento e você saber qual a idade do seu gatinho, veja a tabela abaixo!

tabela

Mas e quando você pegou um gato na rua ou em um abrigo e não sabe sua idade?

Bom, ai um veterinário experiente que através das características corporais dele, poderá dizer a idade aproximada do seu gato, uma forma de determinar isso é pelos dentes, os dentes de leite aparecem a partir da 3° semana e são substituídos pelos permanentes quando chegam aos 3 ou 4 meses.

Então, quando o gato tem dois anos, geralmente os dentes começam a amarelar, e com quase 4 anos eles mostram acúmulos de tártaro e gengivite.

Os veterinários experiente em gatos, também podem dizer a idade aproximada do gato através da pelagem, quando jovens, os gatos tem pelos mais macios, quando envelhecem, algumas manchas podem aparecer e os pelos podem engrossar, com 7 anos (equivalente a 44 anos humanos) os gatos já são considerados idosos e podem apresentar problemas articulares.

Outra forma de identificar a idade é pelo miado, gatos mais velhos tem um miado mais rouco, outro fator são os olhos que em idade avançada podem ter uma nebulosidade (ficam meio opacos), em fim, há diversas formas de saber a idade do seu bichano, mas claro que um veterinário pode fazer isso melhor.

2 comentários:

  1. A minha gata faz 10 anos esse ano eu tenho 53 anos.Tá certo isso?

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulão, sua gata tem 10 anos porém, isso equivale a 56 anos humanos...o que significa que se ela fosse uma pessoa, ela teria 56 anos, é que nós contamos 1 ano como 1 ano, mas para os gatos o primeiro ano nosso são 15 anos deles..entendeu?

    ResponderExcluir